Por CBTM
Dilma Rousseff pisou na Somerset House com 1h20m de atraso. Cercada por seguranças, chegou de limusine pela entrada à beira do Rio Tâmisa. Foi saudada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
Embora uma mostra de filmes e uma exposição já haviam dado início aos eventos no local na segunda-feira, coube à presidente fazer a inauguração oficial da Casa Brasil na noite desta quinta. E não poupou elogios ao QG da delegação brasileira nos Jogos de Londres.
--- Eu nunca vi uma coisa igual. Tem cada coisa linda. É difícil saber do que eu mais gostei. Tem até chita (tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais) na parede. Adorei a qualidade do artesanato. Honra o Brasil --- disse rapidamente Dilma.
A presidente fez uma visita guiada ao local e passeou pelas exposições de arte e design moderno. Depois, participou da cerimônia de inauguração do local apenas para convidados, como o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, e possíveis investidores para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.
Dilma saiu do local por volta de 21h10m, apressada. A princípio, pediu para os jornalistas para que falasse apenas nesta sexta-feira, quando visitará o Crystal Palace, centro de treinamento da delegação brasileira em Londres. Mas, ao ser perguntada sobre a Casa Brasil, não poupou elogios.
Mais cedo, Dilma havia se encontrado com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Nesta sexta-feira, a presidente vai almoçar com os atletas brasileiros. E vai acompanhar a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres.