Por CBTM
A china comprovou mais uma sua superioridade classificando duas atletas para a final do Torneio Individual feminino dos Jogos Olímpicos de Londres, que terminou no início da tarde dessa quarta-feira.
No duelo entre a primeira colocada do Ranking Mundial e a terceira, qualquer palpite seria inválido, pois o nível técnico das jogadoras é muito parecido, mas não foi isso que se viu na mesa.
Teoricamente, a nº 1 do mundo, Ding Ning, teria um pequeno favoritismo. Contudo Li Xiaoxia estava em um dia inspirado e levou a plateia ao delírio no praticamente lotado ginásio Excel, vencendo a partida por 4 a 1.
A medalha de bronze ficou com Feng Tianwei, de Singapura, que derrotou a japonesa Kasumi Ishikawa por surpreendentes 4 a 0, com parciais de 11-9, 11-6, 11-6, 11-5.
Na decisão, Li Xiaoxia foi melhor o tempo todo e começou vencendo o primeiro set por 11-8. O segundo foi bem mais equilibrado, mas novamente Li levou a melhor depois de forçar o erro da adversária no momento decisivo: 14-12.
Ding descontou no terceiro set fechando em 11-8, mas a reação terminou por aí. Com muita personalidade e arriscando muito, Li voltou a dominar a situação e venceu os dois sets seguintes por 11-6 e 11-4.
Com o resultado, Li Xiaoxia entrou para o seleto grupo de chinesas campeãs Olímpicas, do qual fazem parte Zhang Yining (Pequim-2008/Atenas-2004), Wang Nan (Sydney-2000), Deng Yaping (Atlanta-1996/Barcelona-1992), e Chen Jing (Seul-1988).
A partir dessa sexta-feira, as rivais da decisão tornam-se parceiras do Torneio de Equipes e ninguém duvida de que mais uma vez as chinesas subirão ao lugar mais alto no pódio, pois a superioridade demonstrada no Individual torna a disputa previsível, restando apenas saber com quem ficará a medalha de prata.