Notícia

Jogos Escolares de Santa Catarina revelam atletas olímpicos

Por CBTM

07/08/2012 22h46


Desde 1973, os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) incentivam crianças e adolescentes a se dedicarem ao esporte, exercendo um papel fundamental na formação social dos jovens. Ana Moser (vôlei), Fernando Scherer (natação) e Sérgio Galdino (atletismo), que se destacaram em campeonatos mundiais e Olimpíadas, já chamavam a atenção nas suas participações escolares promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte.

Atualmente, Santa Catarina é referência para todo o Brasil. Em 2011, os catarinenses Tamiris de Liz, dos 100m e dos 200m rasos, e André Amorim, do handebol, foram indicados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como Melhores Atletas Escolares do ano. “Nos últimos cinco anos, o Estado teve pelo menos um vencedor a cada ano nesta categoria”, ressalta o coordenador-técnico da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Ademar Silva.

Nas principais capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, é comum que os jovens atletas/estudantes recebam apoio de clubes de futebol. Em Santa Catarina, todos os atletas que estudam em escolas públicas ou particulares podem receber apoio do Governo do Estado, por meio dos JESC.

“É o único evento esportivo que tem a participação de todos os municípios de Santa Catarina”, destaca Ademar Silva. No primeiro semestre deste ano, representantes do Distrito Federal visitaram o Estado para conhecer o funcionamento e a estrutura desenvolvida e coordenada pela Fundação Catarinense de Esporte na realização do evento.

Financiado pelo Governo Estadual, os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) têm como objetivo estimular o desenvolvimento da criança e do adolescente executando atividades esportivas, como basquete, vôlei, futsal e atletismo. Os alunos de 12 a 17 anos, matriculados em instituições da rede pública de ensino ou privadas, participam de eliminatórias por etapas microrregionais, regionais e estaduais. Os campeões representam o Estado na etapa nacional, coordenado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Para este ano, o Governo do Estado liberou R$ 3 milhões para os Jogos Escolares de Santa Catarina, que segue o calendário escolar. Com esse investimento, mais de 350 mil estudantes de 2.500 escolas foram beneficiados com transporte, alimentação e todo material esportivo para a participação nos Jogos.

 

Inclusão obrigatória no currículo escolar


A Fundação Catarinense de Esporte participa, este ano, de 12 fóruns promovidos pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Nos encontros serão discutidos temas como a importância dos Jogos Escolares na cultura catarinense. Em novembro, o resultado dos debates será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado, para que os JESC se tornem, como lei, obrigatório no currículo escolar.

De acordo com o coordenador técnico da Fesporte, Ademar Silva, a inclusão da prática esportiva, na sociedade, reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações.

 

As modalidades dos JESC


- Atletismo
- Badminton
- Ciclismo
- Futsal
- Ginástica rítmica
- Handebol
- Judô
- Natação
- Tênis de mesa
- Taekwondo
- Vôlei
- Vôlei de praia
- Xadrez

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?