Por CBTM
O feito histórico de Oscar Pistorius nos Jogos Olímpicos de Londres tem causado um efeito positivo no interesse pela Paralímpiada. "Blade Runner", como foi apelidado, é um atleta amputado em ambas as pernas que conseguiu disputar até a semifinal dos 400 m de Londres 2012. Com a história de sucesso dele, as vendas de ingressos dos Jogos Paralímpicos "estouraram" e podem bater recorde.
Para a competição, que começa daqui três semanas, no dia 29 de agosto, já foram vendidos cerca de 1,4 milhão de ingressos. A edição londrina dos Jogos já ultrapassou Atenas 2004, com 850 mil ingressos vendidos, e Sidney 2000, que vendeu 1,2 milhão de entradas. Os organizadores esperam ultrapassar os Jogos Paralímpicos de Pequim, que levaram 1,8 milhão aos estádios.
Muitas pessoas que não conseguiram ingressos para as provas dos Jogos Olímpicos têm optado por assistir às disputas da Paralimpíada de Londres. A venda tem se intensificado nos últimos meses, já que em junho foram vendidos 200 mil ingressos e em julho os números chegaram a 900 mil entradas compradas pelos torcedores.
O maior interesse, logicamente, é pela prova do sul-africano Oscar Pistorius, os 400 m. Antes de adotar o atletismo, o atleta, que nasceu sem as duas fíbulas, chegou a praticar rúgbi, cricket, tênis e pólo aquático. A mesatenista polonesa Natalia Partyka (foto), que surpreendeu o mundo ao vencer a dinamarquesa Mie Skov mesmo sem o braço direito, também chamou atenção do mundo.