Por CBTM
Assim que terminarem as Olimpíadas, no domingo, Londres inicia a preparação para receber mais um evento de grande porte. Os Jogos Paralímpicos, maior competição esportiva do mundo para atletas com alguma deficiência física, começam no dia 29 de agosto e devem reunir 4,2 mil competidores de 166 países.
Os números são bem mais modestos do que os 10,5 mil atletas de 204 países presentes nas Olimpíadas. Mesmo assim, o evento tem atraído cada vez mais atenção. Segundo a organização dos Jogos, a edição de 2012 já bateu o recorde de ingressos vendidos.
Faltando três semanas para o início da competição, foram compradas 2,1 milhões de entradas, 300 mil a mais do que o número registrado durante toda a competição de Pequim, em 2008.
O crescimento dos Jogos Paralímpicos se reverte na atração de mídia e patrocínios. As competições são transmitidas pela TV a cabo e empresas como Visa e Samsung, que apoiam as Olimpíadas, também patrocinam os Jogos paralímpicos. Desses patrocinadores, o único que não faz parte da lista oficial de apoiadores dos Jogos tradicionais é a Ottobock, maior fabricante do mundo de próteses e órteses. A empresa está no rol de patrocinadores desde Seul, em 1988.
--- Montamos uma estrutura para que, durante todo o período dos Jogos, os atletas tenham apoio de manutenção dos equipamentos, tanto de Competição como do dia a dia --- afirma Wilson Zampini, presidente da empresa para a América Latina.
Em Londres, a companhia terá 100 profissionais trabalhando diretamente na assistência dos equipamentos. A Ottobock também patrocinará os Jogos do Rio, em 2016.
--- Já começamos o planejamento do Rio e, com o fim de Londres, devemos entrar em uma fase de maior detalhamento --- diz Zampini.
Investimentos Nos últimos anos, conforme os Jogos vem crescendo em termos de projeção, os resultados das delegações Brasileiras também tem evoluído. Em Atenas, em 2004, o país foi o 14º colocado no quadro de medalhas. Quatro anos depois, em Pequim, passou para a 9ª colocação.
Por trás desta melhora, está um grande investimento por parte do governo nos Esportes paralímpicos. Dos 182 atletas Brasileiros que competirão em Londres, 85% são beneficiários da Bolsa atleta. Nas Olimpíadas, de modo geral, 42% dos participantes recebem a ajuda do Ministério dos Esportes.