Notícia

Hugo Hoyama pode participar das Olimpíadas de 2016 como dirigente

Por CBTM

20/08/2012 17h54


Hugo Hoyama é o mesa-tenista mais vitorioso do Brasil. Foto: Alaor Filho/Agif/COB/DivulgaçãoEm Londres, Hugo Hoyama participou pela sexta e provavelmente última vez de uma edição de Olimpíada. Para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) espera contar com os serviços do veterano de 43 anos na condição de dirigente, e não mais como um atleta.

--- O Hugo já está colaborando conosco nesse sentido. Ele tem o seu instituto em São Bernardo do Campo e é técnico da Gui Lin, a nossa chinesa naturalizada brasileira. A ideia é mantê-lo jogando por mais algum tempo, até para transmitir a experiência aos mais jovens, e fazer essa transição natural. Eu não aposentadoria o Hugo por decreto, como se diz, mas ele já estará com 46 anos em 2016. O ciclo foi concluído. Chegou o momento de parar gradativamente --- comentou o médico Alaor Azevedo, presidente da CBTM, confiante que as próximas gerações sejam formadas por medalhistas olímpicos.

Mesa-tenista mais vitorioso do Brasil, Hugo Hoyama correu o risco até de não ter jogado nas Olimpíadas de Londres. O atleta do Palmeiras atualmente é o quarto melhor brasileiro no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), na 211ª colocação, atrás de Cazuo Matsumoto (91º), Gustavo Tsuboi (112º) e Thiago Monteiro (127º).

--- Mas o Hugo se superou. A verdade é que a gente não tinha nem autoridade moral para cortá-lo de Londres. Fizemos uma seletiva com os 16 melhores mesa-tenistas do Brasil. Ele enfrentou todos os jogadores, e a sua única chance de classificação era ganhar de todo mundo várias vezes. Ele ganhou. Alguns dizem que o Hugo está velho, mas ele conquista seus objetivos na mesa, jogando. Mesmo gripado e com febre, ele foi tão espetacular e extraordinário que superou todos os seus adversários na seletiva --- enalteceu Alaor Azevedo.

Na seletiva realizada no Rio de Janeiro, o outro mesa-tenista brasileiro que conseguiu vaga para competir no torneio individual dos Jogos de Londres foi Gustavo Tsuboi. Cazuo Matsumoto, o melhor ranqueado do País, ainda acabou preterido da disputa por equipes porque a comissão técnica preferia contar com um atleta destro como titular. Thiago Monteiro foi o escolhido.

Apesar de o time brasileiro ser somente o 23º no ranking mundial, o presidente da CBTM confia nas ascensões de Tsuboi, Matsumoto, Monteiro e de outros seguidores de Hoyama até uma medalha no Rio de Janeiro-2016.

--- Temos a meta de colocar dois jogadores entre os 50 melhores do mundo até o final de 2014. Se isso acontecer, nós teremos boas chances no torneio por equipes e poderemos sonhar com um pódio nas Olimpíadas. Mas, se não der certo, a chance é zero. O Cazuo e o Tsuboi já ficaram entre os 100 do mundo, então não acho impossível --- destacou.

A julgar pelo desempenho brasileiro em Londres, contudo, as projeções são desanimadoras. Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi foram eliminados logo na primeira rodada para o chinês naturalizado polonês Zengyi Wang (78º do mundo) e para o indiano Soumyajit Ghosh (168º), respectivamente.

--- Nosso desempenho poderia ter sido melhor. O Hugo e o Gustavo tinham chances de ganhar seus jogos. A vitória deles seria um resultado normal. Talvez tenha faltado uma preparação melhor, alguma coisa, não sei --- disse Alaor Azevedo.

Para o tênis de mesa feminino, o presidente da CBTM espera conquistas a longo prazo.

--- Temos uma equipe muito jovem. O nosso desnível técnico em relação ao resto do Mungo é maior entre as mulheres. Mas foi importante pegar experiência nas Olimpíadas. A Caroline Kumahara, que foi campeã da Copa Latino-americana com só 16 anos, já começou a jogar com um pouco mais de malandragem. Para a Gui Lin, também foi positivo. O problema é que, na disputa por equipes, pegamos a Coreia do Sul logo de cara. Contra uma das favoritas, existe até a situação de não conseguir fazer pontos --- analisou o futuro colega diretivo de Hugo Hoyama.

Terra

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?