Por CBTM
Em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a JSL está apoiando 55 paratletas, tendo feito suas contratações diretas, para que se dediquem exclusivamente ao esporte.
Maciel Santos, um dos atletas beneficiados, participa das paraolimpíadas de Londres, que acontecem de 29 de agosto a 9 de setembro, e vai disputar na bocha adaptada, ao lado do medalhista paralímpico Dirceu Pinto, coordenador de paradesporto da cidade.
Enquanto a JSL se encarrega da remuneração, plano de saúde, contratação de professores e outros apoios aos paratletas, a Secretaria de Esportes e Lazer de Mogi das Cruzes cuida do treinamento e do transporte das equipes para as competições. Só neste ano, além das Paralimpíadas, estão previstos mais 13 eventos esportivos, entre campeonatos regionais e torneios nacionais e internacionais para as modalidades representadas pelos paratletas de Mogi das Cruzes e região.
Na bocha adaptada, voltada para cadeirantes, além de Maciel Santos, outros 16 esportistas fazem parte da equipe. A JSL também apoia o futebol de adaptados, a natação, o Tênis de Mesa, o futebol e o atletismo.
--- Existe uma grande quantidade de pessoas com deficiência que buscavam mais condições para a prática esportiva, então resolvemos fazer esse projeto e trazê-los para dentro da companhia. O esporte, com certeza, é um caminho de inclusão --- explicou a diretora de assuntos corporativos da JSL, Irecê Andrade.
A coordenação das equipes é feita por Dirceu Pinto. Os treinos são no Clube Náutico, no Ginásio Municipal, na Quadra Sesi, e no Centro de Paradesporto às segundas, quartas e sextas-feiras.