Por CBTM
Um encontro inusitado de três ministros – Educação, Saúde e Esportes – com o governador Geraldo Alckmin; Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), secretários de esporte, representantes de clubes e do Atletas pela Cidadania, como Raí, Ana Moser, mais ex-atletas como o tenista Guga e atletas que acabam de vir da Olimpíada, como Lucas, do vôlei, além de empresários e publicitários marcou o Fórum Nacional do Esporte, realizado na manhã deste sábado (1º) no WTC Center, em São Paulo.
Walter Feldman, ex-secretário municipal de Esportes, resumiu: com Copa 2014 e Olimpíada 2016, a década é de oportunidade única de mudança, para a implantação da política nacional do esporte “que não existe ainda hoje”.
Informação sobre a importância da atividade física para a saúde e do esporte na formação de jovens existe há anos, assim como grupos espalhados pelo Brasil trabalhando, de forma eficiente ou não. Mas não existe uma ação conjunta.
O fórum, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), serviu como um primeiro ponto de encontro desses vários setores, para discutir basicamente o tema da lei de incentivos fiscais ao esporte.
Raí, que deu lugar na presidência do Atletas pela Cidadania para Ana Moser, falou da necessidade de se criar uma comissão interministerial, porque o esporte tem aspectos ligados à saúde, à educação e também à segurança pública. Mesmo ressaltando que os empresários investem e devem cobrar resultados e medalhas, o momento é favorável para ações conjuntas mais abrangentes e é preciso começar.