Por CBTM
Nas competições individuais que acontecem pelo mundo, os atletas da Classe 2 Iranildo Espíndola e Ronaldo Souza são adversários na mesa. Os dois fizeram a final do Parapan do México, no ano passado, quando Iraníldo acabou conquistando o ouro.
Isso poderia criar um clima de rivalidade, mas a amizade é maior e o desejo de ver o outro bem fala mais alto. Além disso, os dois são parceiros no Torneio de Equipes dos Jogos Paralímpicos de Londres e treinam juntos na Academia Rizzone, em Brasília.
A competição começa nessa quarta-feira e a dupla estreia contra a poderosa Eslováquia, às 11:30h (7:30h pelo horário de Brasília). Na manhã dessa terça-feira os dois aproveitaram para realizar o último treino antes da partida e estão bastante confiantes.
--- No Torneio de Equipes cada partida é uma decisão. Já entramos nas quartas de final. Então vamos manter a concentração e tentar dar o máximo --- afirmou Iranildo, com a experiência de quem já esteve em duas outras Paralimpíadas, em Atenas (2004) e Pequim (2008).
Ronaldo começou a jogar há pouco mais de seis anos e já obteve resultados expressivos, como o ouro no Campeonato Parapan-Americano de Isla Margarita, em 2007, e a prata em Guadalajara. O atleta fez uma preparação especial para Londres e está em excelente forma física e mental.
--- Estou confiante, apesar de saber que será um jogo muito difícil --- garante Ronaldo, dizendo em seguida qual foi a receita para perder peso e vencer a luta contra a balança.
--- É o amor! --- despista.
Iranildo e Ronaldo parecem irmãos, ou melhor, primos, como um se refere ao outro, e possuem várias coisas em comum. Ambos tiveram que mudar de modalidade depois de se acidentarem. O espírito competitivo que todo atleta de alto nível precisa para atingir seus objetivos os levou para o Tênis de Mesa, esporte que melhor se adaptaram.
O primeiro era jogador de futebol profissional e ficou com o corpo paralisado da cintura para baixo ao bater com a cabeça em um banco de areia ao mergulhar em uma praia no litoral do Espírito Santo. O segundo era triatleta e foi atropelado enquanto treinava.