Por CBTM
A atleta Wong Ka Man, de Hong Kong, escreveu um novo capítulo na história da modalidade ao conquistar a medalha de ouro em uma Paralimpíada, já que depois de doze anos Classe 11 não foi realizada em Atenas (2004) e Pequim (2008).
A última vez que os atletas com deficiência intelectual participaram da competição em 2000, em Sidney. Agora o grupo voltou a competir em Londres e o Tênis de Mesa foi incluído.
A classe é reconhecida pelo movimento paraolímpico, mas foi retirada de seu programa nas duas últimas Paralimpíadas após um número considerável de atletas terem competido em Sidney, mesmo sem apresentarem o problema.
Além de ter a deficiência intelectual, Wong Ka Man também sofre com sucessivas lesões. Antes de viajar para Londres estava internada em um hospital e não sabia nem se teria condições de se recuperar a tempo para jogar.
--- Wong Ka Man tem lesões o tempo todo e esteve no hospital em tratamento, mas ela é muito dedicada, trabalha forte e continuou em treinamento mesmo assim --- explicou o técnico Chi Xiao Yang, por intermédio de um intérprete.
A medalha de prata do Torneio Individual ficou com Yeung Chi Ka, também de Hong Kong. As duas atletas treinam juntas e travaram um duelo emocionante, que foi decidido no último set. Wong venceu por 3 a 2 com parciais de 6-11, 11-7, 8-11, 11-9, 12-10.
--- Uma conhece bem o jogo da outra e qualquer uma poderia ter vencido --- completou o técnico.