Por CBTM
O trabalho voluntário é considerado mão de obra fundamental para o sucesso de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres. Os voluntários acompanham delegações, atendem convidados especiais e colaboram para que tudo saia como programado.
O trabalho exige disposição para cumprir horário, bom humor, paciência para lidar com as pessoas e neutralidade. O candidato a voluntário é escolhido depois de passar por uma seleção, que inclui teste de inglês, dinâmica de grupo e avaliação de conhecimentos sobre os procedimentos.
Na competição de Tênis de Mesa dos Jogos Paralímpicos de Londres há uma voluntária bastante conhecida na América Latina, que no ano passado prestou o mesmo serviço no Parapan de Guadalajara.
A argentina Nadia Vaccaro (na foto a direita) é Classificadora Funcional e, em 2008, exerceu a função no Campeonato Brasileiro, em Fortaleza, e promoveu um curso de especialização.
Em Londres, Nádia é líder de uma equipe responsável pelo desfile que os atletas fazem antes de se dirigirem até as mesas.
--- Temos quase oitenta pessoas trabalhando nessa competição. Alguns catam as bolas para os cadeirantes, outros atendem o público, uns coordenam a abertura dos jogos --- explicou Nádia, que está contribuindo para o sucesso do evento e ciente de que o trabalho realizado agora será importante no momento da escolha do grupo para os Jogos de 2016.