Por CBTM
Depoisr de analisar os pedidos de candidatura de 12 municípios interessados em sediar as Olimpíadas Escolares 2014, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já tem definidas as cidades que continuarão na disputa para receber a competição daqui a dois anos. São sete no total: João Pessoa (PB), Poços de Caldas (MG), Goiânia (GO), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Salvador (BA).
--- Para escolhermos uma cidade como sede das Olimpíadas Escolares precisamos levar em consideração três fatores fundamentais. Primeiro, a vontade política do governo; segundo, a capacidade da rede hoteleira local, pois serão delegações de todo o país hospedadas em hotéis da região; e terceiro, as instalações esportivas que receberão as competições ---, explica Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
--- Uma equipe composta por membros do COB irá vistoriar cada uma das cidades para uma avaliação minuciosa, que apontará as vencedoras ---, completa.
As Olimpíadas Escolares acontecem sempre em duas cidades diferentes, cada uma responsável por determinada categoria: 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. Assim como vem fazendo desde a sua criação em 2005, o sistema de avaliação feito pelo COB segue o mesmo modelo implantado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para definir as cidades-sede de Jogos Olímpicos. Os sete municípios finalistas estão na disputa das duas categorias.
"Adotamos o mesmo sistema do COI para candidaturas olímpicas. Isso garante que teremos um alto nível de qualidade e padrão de organização. Ao contrário dos anos anteriores, não estamos dividindo as finalistas para cada categoria específica. Todas as sete classificadas podem receber as competições de 12 a 14 ou de 15 a 17 anos", ressalta Hubner.
Realizada desde 2005, quando Brasília recebeu as delegações de todo o país, a competição é um grande celeiro de atletas. De lá surgiram grandes nomes do esporte nacional que hoje brilham internacionalmente.