Por CBTM
Duas toneladas de alimentos servidos diariamente a cerca de quatro mil atletas que participam das Olimpíadas Escolares 2012, para jovens de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG). Ao todo são cerca de 546kg de carne, 115kg de arroz, 50kg de complementos como batata, cenoura, chuchu, farinha e 110kg de macarrão, totalizando mil quilos por refeição. A estimativa mínima de refeições servidas durante os doze dias do evento são de 35.140 e a máxima pode chegar a 58.000.
A nutricionista Daniela Fiorin Lopes explica alguns dos muitos cuidados que são tomados pela equipe de profissionais. --- Por se tratarem de atletas, as refeições contém muito carboidrato, proteínas, fibras através das verduras e massas. O sal e o óleo tem sua dosagem controlada. Os alimentos passam por uma coleta, amostra e refrigeração, e a temperatura é monitorada ---.
Também houve muito cuidado na contratação das pessoas que trabalham na cozinha, pois a comida servida aos atletas tem que ser de qualidade. --- Foi realizado um processo de licitação para a contratação de uma empresa, que preencheu os requisitos do pregão. Cerca de 90 profissionais foram contratados para trabalhar na área dos restaurantes durante as Olimpíadas Escolares ---, disse Edgar Hubner, diretor geral das OEs.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.