Por CBTM
A edição das Olimpíadas Escolares Poços de Calda 2012, etapa de 12 a 14 anos, conta com um reforço que é uma grande inovação: o sistema Dart Fish, um software de vídeo análise. O programa é utilizado para avaliar tanto o desenvolvimento motor do atleta, quanto a estatística de um jogo. O projeto de origem suíça é oferecido pelo Departamento de Ciência do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
E é a primeira vez que o sistema é utilizado nas Olimpíadas Escolares. Segundo o representante do Dart Fish no Brasil, César Jubé, a intenção é acostumar os atletas, desde o início da carreira, à tecnologia. --- Muitos atletas de alto rendimento ainda não aceitam ou não entendem o funcionamento do programa. Eles não foram expostos a vídeo análise durante a carreira ---, afirmou.
No Tênis de Mesa o maior astro da modalidade, Hugo Hoyama, é adepto da tecnologia, e a usa para aprimorar e corrigir seus movimentos.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.