Por CBTM
As mesatenistas Laís Toma, Hanna Ueda, da Acel/Atemel/FEL, e Daniela Yano, da Sogipa, vão representar a seleção brasileira na etapa do Rio de Janeiro do Campeonato Mundial. A competição, que vale pontos para o ranking mundial da modalidade, começa amanhã e vai até o próximo domingo.
Uma das grandes sensações do Tênis de Mesa brasileiro nos últimos anos, a pequena Daniela Yano, de apenas 12 anos, tem como objetivo principal melhorar a performance da etapa argentina do mundial, na qual ficou entre as oito melhores na categoria infantil. Ela terá como concorrente a companheira de equipe Hanna Ueda, terceira colocada no país vizinho e campeã sul-americana por equipes, em maio, com a seleção brasileira. Já Laís, que também ficou entre as oito na Argentina, vai competir numa categoria acima de suas colegas de equipe: a juvenil.
O técnico da equipe londrinense, Willian Kumagai, que treina as meninas desde que elas começaram na modalidade, acredita que todas têm condições de surpreender, mas tudo dependerá, segundo ele, do nível das adversárias. "Se vierem apenas os atletas da América do Sul, as chances são boas, mas se vier o pessoal de fora, da Ásia, da Europa, aí ficará mais difícil", analisa o treinador, que também integra a comissão técnica da seleção brasileira, mas voltou antes a Londrina para integrar a delegação que vai à fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Jap´s), neste final de semana, em Maringá.
O trio, que integra o time nacional desde o início do ano, participou de um período de treinamentos com o comissão técnica da seleção na semana passada em São Caetano do Sul e, de lá, embarcou direto para a Cidade Maravilhosa.
E, apesar de manter uma expectativa por medalhas, o técnico ressalta que o mais importante neste momento para suas atletas é ganhar experiência para o futuro. "Elas são atletas jovens, ainda estão em formação. Vão ter contato com outros mesatenistas, muito técnicos, muito bons. Isso é importantíssimo para que elas continuem melhorando e se aprimorando no esporte", valorizou o treinador.
O técnico Willian Kumagai e as mesatenistas Hanna Ueda e Laís Toma integram o Projeto Top 2016 - Talento Olímpico, da Secretaria de Esporte do Estado do Paraná.