Por CBTM
Mesmo com choque cultural e barreiras como a dificuldade no idioma e a culinária exótica, estudantes brasileiros se interessam cada vez mais por conhecer o gigante misterioso que é a China.
No ultimo mês de julho 15 jovens brasileiros passaram 30 dias em Beijing. O grupo fez parte da 7ª edição do Intercâmbio de Férias na China, projeto organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) e a Beijing Language and Culture University (BLCU).
A estudante Mauridete de Oliveira Dias define a viagem como uma experiência maravilhosa. “É certo que deparei com muitas situações diferentes das que estava acostumada no Brasil, mas nada supera a emoção de estar em um país de cultura milenar. Os costumes são muito diferentes, mas quando você se aproxima percebe a receptividade do povo chinês.”
Para ela, um dos pontos mais marcantes foi a visita à Grande Muralha. “Um cenário que até então estava só nos meus sonhos... A sensação de estar lá é indescritível. Foi como se eu, a partir daquele momento, também fizesse parte da sua história.”.
“Quanto ao intercâmbio, atendeu minhas expectativas. O ambiente da universidade é muito propício para o aprendizado, já que ela oferece toda a infraestrutura necessária para o bem-estar dos estudantes, além da oportunidade de interação com pessoas de várias partes do mundo”, finaliza.
Para a intercambista Fernanda Cita Giora, moradora de Londrina, no Paraná, conhecer a China sempre foi um sonho. A viagem deixou marcas de simplicidade, inteligência e sabedoria em sua vida profissional e pessoal.
“Visitar pontos turísticos e templos foi fantástico. E também ver o centro financeiro de Shanghai. O que mais me impressionou foi a rapidez com que foi construído. Os EUA levaram 100 anos para construir seu centro financeiro; Shanghai levou 10”, admira-se. “Um mês é muito pouco para se conhecer a China e o idioma, por isso tenho planos de voltar em breve e passar três meses estudando e visitando outros pontos turísticos. Agradeço a CBCDE pela oportunidade e recomendo uma visita a todos os meus amigos.”
De acordo com o diretor-geral da CBCDE, Tang Wei, a continuidade do projeto é certa. “Já estamos organizando a 8ª edição do programa para o mês de janeiro de 2013”, afirma. “Vale lembrar que desde a 1ª edição do intercâmbio, em 2009, a CBCDE já levou mais de 135 estudantes de vários estados, que viveram uma grande experiência educacional e cultural na China”, destaca.
A Beijing Language and Culture University (BLCU) é reconhecida pelo Ministério da Educação da China como a única universidade internacional com foco principal no ensino da língua e da cultura chinesa para estrangeiros. Possui ótima infraestrutura: biblioteca com mais de 700 mil títulos, livrarias, bancos e caixas eletrônicos, hospital universitário, lojas de conveniência, restaurantes orientais e ocidentais, café e lanchonetes, piscina, pista de corrida, ginásio, campo de futebol e quadras de vôlei, basquete, tênis e tênis de mesa.
Os participantes do intercâmbio ficam alojados no próprio campus da universidade e têm aulas de economia, política, relações internacionais e ambiente de negócios na China. São ministradas também aulas de mandarim (gramática e conversação) e de cultura chinesa, como o Kung Fu (luta). Todas as aulas são em inglês.
Os alunos também têm oportunidade de saborear pratos típicos da gastronomia chinesa, conhecer os principais museus, assistir os melhores espetáculos e visitar os mais importantes pontos turísticos da capital da China, dentre eles a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Templo do Céu, a Grande Muralha, o Templo de Confúcio, a Academia Imperial, o Palácio de Verão, o Mercado da Seda e o Zoológico (para ver o Panda), além de ir a shows de acrobacia e de kung fu.
O programa oferece, ainda, o acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem; palestras com representantes da Embaixada do Brasil em Beijing e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex/China), com foco no comércio entre os dois países; visita a uma fábrica; e uma viagem de Beijing a Shanghai no trem-bala.
O intercâmbio está aberto a graduados e alunos de graduação em qualquer área de formação com conhecimento avançado de inglês e maiores de 18 anos.
O próximo grupo deve chegar a Beijing no dia 5 de janeiro de 2012 e voltar para São Paulo no dia 4 de fevereiro.
As inscrições serão aceitas até o dia 30 de novembro de 2012.
Investimento inicial
Pacote da CBCDE de US$ 2.990,00
Estão incluídos no pacote:
• Hospedagem em apartamento duplo no campus da universidade
• Curso de 3 semanas de aulas
• Carteira de estudante chinesa
• Café da manhã no restaurante da universidade durante o período de aulas
• Material didático e certificado do curso na BLCU
• Ingressos e traslados a todos os passeios nos finais de semana
• Almoços e jantares em restaurantes chineses nos finais de semana
• Acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem
• Palestra na Embaixada do Brasil em Beijing
• Palestra no escritório da Apex/China
• Visita a uma fábrica
• Viagem de trem-bala de Beijing a Shanghai (passagem e hospedagem incluídas)
Não estão incluídos no pacote:
• Parte aérea e taxas de embarque
• Seguro saúde
• Almoços e jantares durante a semana
• Visto consular
• Taxa de inscrição do intercâmbio
Informações e inscrições:
Pelo telefone (11) 3082-2636 ou pelo e-mail cbcde@cbcde.org.br