Por CBTM
A empresa de energia State Grid é responsável pela maior parte da operação da rede elétrica nacional da China e encontrou no esporte mais popular daquele país uma forma de valorizar sua imagem.
A companhia administra o Luneng Club, que fica na cidade de Jinan, na província de Shandong, e tem como principal atleta ninguém menos que o atual nº 1 do Ranking Mundial, Zhang Jike.
--- Temos uma forte ligação com o Tênis de Mesa porque administramos um clube, o Luneng Club --- explicou Yu Ziniu, Gerente Administrativo da State Grid, que visitou o Cefan dois dias seguidos e ficou bastante impressionado com o que viu.
--- Gostei muito da estrutura montada para a competição. Vocês fizeram um excelente trabalho aqui --- afirmou.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, a empresa pretende investi 5 bilhões de dólares no Brasil até 2015 e vê oportunidades em todos os segmentos do setor elétrico no país.
--- Existem muitas oportunidades de investimento em geração, transmissão e distribuição. A State Grid quer ser tratada como uma empresa local. Nós agimos como um 'player' local e queremos ser tratados como tal --- afirmou o Presidente da unidade brasileira da companhia, Cai Hongxian.
O grupo chinês desembarcou no Brasil em 2010, quando comprou ativos da Plena Transmissora. Em maio deste ano, arrematou sete linhas de transmissão de energia no país da espanhola ACS. Em dezembro passado, venceu um lote para construção de duas substações em consórcio formado com a estatal Furnas, do grupo Eletrobras.