Por CBTM
Principal competição esportiva entre escolas públicas e privadas do Estado do Rio, as Olimpíadas Escolares - etapa Rio de Janeiro receberam inscrições de 478 escolas, e reuniram aproximadamente 12 mil atletas participantes.
O campeonato, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer,Educação e Saúde, realiza competições nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a17 anos), contemplando 15 modalidades: atletismo, badminton, basquete,ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação,Taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. As informações são da imprensa do estado.
Os campeões do estado garantem classificação para a disputa da etapa nacionaldas Olimpíadas Escolares, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emparceria com Ministério do Esporte.
Após a disputa entre estudantes de 12 a 14 anos, realizada no primeiro semestre, as Olimpíadas Escolares do Rio reiniciaram suas atividades na categoria B da competição, que reúne jovens de 15 a 17 anos. Neste fim de semana (dias 22 e 23/9), 16 municípios receberam competições de futsal,basquete, vôlei e handebol. No total, 3,5 mil atletas participaram dos jogos emcidades como Barra do Piraí, Belford Roxo, Carmo, Duas Barras, Duque de Caxias,Itaguaí, Italva, Niterói, Nova Iguaçu, Quissamã, Rio Claro, Rio das Ostras, Riode Janeiro, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo e Saquarema.
Neste sábado (22/9), em Campo Grande, na Zona Oeste da capital, alunos do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, da Taquara, jogaram futebol de salão com os colégios Cruzeiro, de Jacarepaguá, e Centro Educacional da Lagoa (CEL).Unidade de ensino com tradição esportiva, a escola estadual sempre participadas olimpíadas nas modalidades futsal e vôlei.
--- Sempre participamos desta competição. No caso do futsal temos uma espécie de seleção. Nossos professores de Educação Física indicam os melhores para o time- disse o coordenador de esportes do colégio, Maxwel Monteiro Bastos.
Para o capitão do time da unidade pública, Matheus Cardoso Torres, 17 anos, o campeonato é muito estimulante.
- -- A gente vem trabalhando muito. Treinamos sempre três vezes por semana. Achomuito bom participar das olimpíadas, a competição é boa, e acirrada.
Coordenador de Educação Física e técnico de futsal do Colégio particular Cruzeiro, unidade de Jacarepaguá, Cláudio Vinícius de Souza, considera as Olimpíadas Escolares uma porta de entrada para novos profissionais no mundo do esporte.
--- Há jogadores muito bons nestas escolas. Acho que para o desporto escolar aintegração entre alunos de escolas distintas é também bem interessante.
A seleção do colégio Cruzeiro venceu o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht ,neste sábado, por 7 a 2. No jogo seguinte, o placar ficou em 5 a 2 para o CELda Lagoa.
Maior evento estudantil esportivo do Brasil
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3, 9 mil cidades participantes.