Blumenau é Campeã dos 12º Jogos da Juventude Catarinense
Por CBTM
Blumenau conquistou no sábado (29) à tarde o título de campeão geral dos 12º Jogos da Juventude Catarinense (Olesc). A delegação da cidade do Vale do Itajaí somou 104 pontos contra 101 de Joinville, segundo colocado na classificação geral.
-c793b05fa691af83c24f4b960ca3a404.jpg)
Em terceiro lugar ficou Criciúma; em quarto, Jaraguá; e em quinto, Florianópolis. Em 2011, Criciúma foi campeão, com Joinville em segundo e Blumenau em terceiro lugar. (Confira aqui o boletim final com um resumo de todos os resultados dos 12º Jogos da Juventude Catarinense).
O título de Blumenau começou a surgir no meio da manhã, quando foi revisto, por solicitação de dirigentes blumenauenses, a classificação do quinto ao oitavo lugar do vôlei feminino.
--- Havia um erro no cálculo do quociente dos sets --- explicou Sônia Kleine, diretora técnica da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau. Com a mudança, a cidade do Vale do Itajaí pulou do oitavo para o quinto lugar, ganhando dois pontos na classificação geral, e Joinville caiu da quinta para a oitava posição, perdendo dois pontos.
Pela nova pontuação, uma vitória do time blumenauense na decisão do handebol masculino contra Caçador daria o troféu de campeão geral a Blumenau. Em quadra, a equipe se impôs e com o incentivo da torcida e do fato de poderem conquistar dois títulos com a vitória, os meninos se superaram e bateram Caçador, que era considerado favorito, por 22 a 19. A conquista no handebol masculino é inédita para os blumenauenses, que, em 2011, sequer havia ficado entre as seis melhores equipes da modalidade.
Destaque do jogo e da campanha de seis vitórias, com uma média de oito gols por partida, o armador central Bernardo era só felicidade.
--- Chorei muito de emoção. No final, passou um filme pela minha cabeça em razão do sacrifício que fizemos para chegar aqui --- disse emocionado, enquanto era abraçado pelos companheiros. O técnico Robson Souza, que é pai de Bernardo, também comemorou muito ao final da partida: “Este título é mais que especial, pois premia toda a nossa determinação no torneio.
O presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Vanderlei Mateus, destacou que o titulo geral é resultado de um trabalho em 2005 voltado a atletas de base iniciado em 2005.
--- Quando iniciamos esta proposta muitos nos criticaram, pois queriam vencer a qualquer custo. Deixamos de lado a cultura do esporte de rendimento, de trazer atletas de fora, e investimos na prata da casa, com o objetivo de um retorno a longo prazo. E este título de hoje é o resultado deste trabalho. Pretendemos, inclusive, com esta postura, sermos campeões dos Jogos Abertos de Santa Catarina --- antecipou.
É a segunda vez que Blumenau conquista a Olesc – a anterior foi em 2007, quando foi campeã pela primeira vez. Na trajetória da conquista da 12ª Olesc, Blumenau conquistou os títulos no handebol e na ginástica artística, xadrez e ginástica rítmica feminina. Na cerimônia de encerramento, o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Flávio Spillere Júnior disse que a 12ª edição da Olesc viveu momentos inesquecíveis e competições de alto nível. Adalir Pecos Borsatti, presidente da Fesporte, enfatizou que um evento como a Olesc é a prova de que os municípios devem sempre apostar nos jovens.
--- A Fesporte manda confeccionar no começo do ano 7 mil troféus e 30 mil medalhas para contemplar os mais de 400 eventos esportivos que a entidade promove. Isso é o valor da força do esporte, em Santa Catarina --- destacou o dirigente.
Os Jogos da Juventude Catarinense iniciaram dia 22 de setembro e contaram com a participação de 3,7 mil atletas de 83 cidades. Com idades entre 13 e 16 anos, eles disputaram as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, xadrez e caratê, que, pelo último ano, foi modalidade de apresentação da Olesc. A competição é uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Criciúma.