Por CBTM
Acontece em São Paulo, pela terceira vez consecutiva, entre os dias 15 e 20 de outubro, as Paralimpíadas Escolares. São esperados jovens entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas públicas do ensino fundamental, médio ou especial, que tenham algum tipo de deficiência física, visual ou intelectual.
O evento reunirá cerca de duas mil pessoas de 24 estados e do Distrito Federal, entre estudantes e comissão técnica. A novidade, este ano, foi o número de inscritos, que superou o recorde de 958 atletas participantes do evento em 2011.
Após atingir as metas projetadas nas Paralimpíadas de Londres 2012, conquistando o sétimo lugar no quadro geral de medalhas, agora é a vez do Brasil detectar novos talentos nas Paralimpíadas Escolares - principal evento esportivo para jovens com deficiência no mundo.
As provas da competição serão realizadas entre os dias 17 a 19 de outubro, em três locais da cidade de São Paulo. O atletismo terá como sede o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.
O Parque Anhembi receberá os atletas da bocha, judô, Tênis de Mesa e vôlei sentado. As disputas do futebol de 5, futebol de 7, goalball, natação e tênis em cadeira de rodas acontecerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Bairro do Canindé. A classificação funcional será no dia 15 e a abertura oficial, no dia 16.
Apenas Roraima e Tocantins não terão representantes em 2012. São 783 alunos do sexo masculino e 417 mulheres, em um total de 1,2 mil atletas. A maior delegação é a de São Paulo, com 135 alunos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 122 atletas e Santa Catarina, com 101. Com dois alunos, o Mato Grosso é o estado com a menor delegação. Além dos atletas, 766 pessoas integram as comissões técnicas, em um total de 1.966 inscritos.