Notícia

Nuzman se reelege para quinto mandato à frente do COB

Por CBTM

05/10/2012 17h45


Carlos Arthur Nuzman - Eleição do COB (Foto: Bruno de Lima)O que já era esperado aconteceu nesta sexta-feira. Carlos Arthur Nuzman foi reeleito para seu quinto mandato à frente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em pleito realizado no Rio de Janeiro. Desde 1995 na presidência da entidade, Nuzman ficará pelo menos até 2016 no cargo máximo do comitê, o que totalizará 21 anos.

No total, 31 eleitores, quase todos eles presidentes de confederações, votaram. Foram 30 para Nuzman, e apenas um contra. Apesar dos votos não terem sido divulgados (a votação foi secreta), especula-se que o único que expressou a vontade de que o cartola saia do COB é Eric Maleson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) e opositor público de Nuzman.

O pleito foi comandado por Ary Graça, recém-empossado presidente da Federação Internacional de Volei (FIVB), que, assim como Nuzman, também acumula cargos. Graça lidera no momento a FIVB e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Nuzman, por sua vez, preside também o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Graça teve o auxílio de Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e de Manoel Luiz, que comanda a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

A eleição teve duas ausências. Carlos Martins, interventor da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) não compareceu ao pleito pois está no exterior. Já José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deu explicações sobre sua falta.

Nuzman foi reeleito em meio a uma série de denúncias sobre sua gestão no COB e no Rio-2016. Recentemente, ele teve de lidar com o escândalo de roubo de informações da Olimpíada de Londres-2012 por parte de membros do Rio-2016, e chegou a dar uma entrevista coletiva para explicar o episódio.

Além disso, ele foi atacado pelo deputado federal Romário e por Eric Maleson. O primeiro jogou suspeitas de um possível favorecimento na venda de ingressos para a Olimpíada de 2016. E o segundo acusou membros do COB de terem invadido a sede da CBDG, além de uma má gestão dos recursos financeiros do COB.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?