Por CBTM
As Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres foram assuntos onipresentes na visita oficial do primeiro-ministro britânico David Cameron ao Brasil. Reunido com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, o premiê assinou acordos econômicos e culturais, além de firmar parceria para a preparação de megaeventos esportivos.
A Grã-Bretanha repassará a experiência adquirida com a organização dos Jogos deste ano para os responsáveis brasileiros pela edição de 2016, no Rio de Janeiro.
--- Nós não vamos simplesmente passar o bastão para o Rio. A Grã-Bretanha quer desempenhar um papel importante em ajudar o Brasil a organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 --- afirmou o primeiro-ministro.
Cameron reforçou que a presença britânica também se fará por meio de empresas contratadas para prestar serviços durante o evento. Contratos de licitação equivalentes a 88 milhões de euros (R$ 230 milhões) já foram assumidos por 22 companhias da Grã-Bretanha, para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos de 2016. Empresas do país ainda estão na corrida para assumir outros 314 milhões de euros (R$ 818 milhões) em serviços e produtos.
--- Londres 2012 foi um anúncio fantástico do que a Grã-Bretanha moderna é capaz de alcançar. Nossa marca nunca foi tão forte ao redor do mundo. Entregamos os Jogos no prazo e dentro do orçamento. Por isso, queremos compartilhar nossas experiências com o Brasil e abrir as portas para mais negócios. Com as empresas britânicas trabalhando em colaboração com o Rio 2016, vamos estreitar os laços com o país - definiu Cameron.
--- O esporte pode se tornar um meio de sobrevivência para essas crianças, porque é algo bom para que elas se concentrem e tenham um objetivo na vida. O que Luke está fazendo é fantástico. Projetos como este são muito importantes para as comunidades carentes --- disse Adams.