Por CBTM
A partir desta segunda-feira (15), a cidade de São Paulo vai sediar as Paralimpíadas Escolares 2012, o maior evento esportivo do mundo para atletas com deficiência em fase estudantil. Mil duzentos e um participantes de 24 estados e do Distrito Federal disputarão dez modalidades esportivas. O campeonato prossegue até o dia 20.
O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 participantes, em 2011. A maior delegação é a de São Paulo, com 135 atletas. A menor é a do Mato Grosso, com apenas dois atletas. Somente os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano.
As Paralimpíadas Escolares recebem jovens entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas públicas do ensino fundamental, médio ou especial, que tenham algum tipo de deficiência física, visual ou intelectual.
O programa de provas da competição é composto de dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Para mais informações, consultar a página do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Considerada celeiro de novos talentos, as Paralimpíadas Escolares são importantes para o desenvolvimento do esporte de base e promovem a inclusão social e a saúde. As provas da competição serão realizadas entre os dias 17 a 19 de outubro, em três locais da cidade de São Paulo. A classificação funcional será no dia 15 e a abertura oficial, no dia 16.