Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), realiza nesta quarta-feira, 17, às 9 horas, a abertura do curso inaugural da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).
O evento acontece no auditório do Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, e terá a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, do superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, e do Superintendente do IOB, Augusto Heleno Pereira.
Em seguida, às 9h30, o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, fará uma palestra aos presentes, na qual transmitirá suas experiências, conhecimento técnico, responsabilidades, abordando ainda os desafios do treinador moderno e a perspectiva dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
As primeiras turmas da ABT serão voltadas para profissionais de atletismo, ginástica artística e natação. Ao todo, 109 treinadores participarão dos cursos, entre eles Marcos Goto, técnico do campeão olímpico Arthur Zanetti, da ginástica artística, Georgette Vidor, coordenadora da Confederação Brasileira de Ginástica, Fernando Vanzella, ex-técnico do nadador Thiago Pereira, Arilson Silva, treinador de do finalista olímpico Bruno Fratus e do medalhista mundial Felipe França, entre outros.
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) tem o objetivo de complementar, por meio de atividades educacionais, a formação profissional de treinadores do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. Esta primeira turma se inicia em outubro de 2012 e se forma na ABT em outubro de 2014.