Por CBTM
A cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2012, na terça-feira, 16, no Parque Anhembi, foi marcada pelo anúncio feito pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, sobre a construção do primeiro Centro Nacional de Treinamento de Esportes Paralímpicos, em São Paulo.
--- Temos em São Paulo um grande parceiro e construiremos aqui, já no começo do ano que vem, um centro de excelência em treinamento para 14 modalidades. Nossos profissionais buscaram o que há de melhor em outros países para que essa nova geração tenha também o melhor para se preparar para os próximos Jogos Paralímpicos. O Comitê Paralímpico Brasileiro dá a oportunidade e o resto é talento e determinação --- afirmou Parsons.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelo público, que encheu o Auditório Celso Furtado. O centro será construído pelo CPB em parceria com o Governo Federal e o Estado de São Paulo, e terá um investimento de R$ 113 milhões. A previsão é que fique pronto até o fim de 2015.
Descoberto quando a Paralimpíada Escolar ainda era Campeonato Escolar de Atletismo e Natação, em 2007, o velocista Alan Fonteles – medalha de ouro nos 200m dos Jogos Paralímpicos – foi ovacionado pelos atletas que disputaram a competição neste ano.
--- Alan é a prova concreta que tudo é possível desde que se tenha força de vontade, determinação. As Paralimpíadas Escolares são inspiradas no futuro. Que além de grandes atletas, vocês sejam, sobretudo, grandes cidadãos --- ressaltou o presidente.
As boas vindas foram dadas pelo prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, que desejou sorte a todos os competidores. Em seguida, a secretária Linamara Rizzo Battistella, da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, destacou a importância da prática do esporte como exercício de cidadania.
A cerimônia contou ainda com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que parabenizou a todos os atletas pela participação nas Paralimpíadas Escolares e reforçou as boas vindas.
--- É uma grande alegria recebê-los. O Brasil brilhou nas Paralimpíadas de Londres, enchendo o coração de todos os brasileiros de orgulho. Vocês são o nosso futuro. A Paralimpíada Escolar é a oportunidade para a revelação de novos talentos. Contem sempre com o apoio de São Paulo --- disse.
Comandada pela cantora e apresentadora de TV, Kelly Key, como mestre de cerimônia, a festa de abertura contou com a presença de outros atletas e medalhistas paralímpicos, que entraram com os estados participantes no desfile das delegações, animados pela Banda América – formada por músicos com deficiência visual.