Por CBTM
A equipe da Escola "José Ferreira da Silva", de Descalvado, que faz parte da Delegacia Regional de Esportes de Araraquara, foi o principal destaque das Olimpíadas Escolares realizadas na cidade. O torneio envolveu atletas das escolas públicas do Estado de São Paulo e terminou no final de semana.
Os atletas de Descalvado foram campeões no futsal masculino e venceram a Escola "Pedro Nunes", de Franca, por 7 a 3, no jogo decisivo. A competição deu-se no ginásio da Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), no Jardim Iguatemi.
Segundo o secretário de Esportes Araraquara, Fabrício Maia, foi a primeira vez que a cidade foi sede das Olimpíadas Escolares. "Nós cumprimos os requisitos necessários e fizemos uma boa organização. São 15 delegações e o Estado inteiro está representado. Isso é bom porque movimenta a economia e coloca a cidade no cenário estadual", afirma. A competição durou uma semana, reuniu cerca de 3 mil alunos e foi feito um investimento estadual, em parceria com a Prefeitura, de aproximadamente R$ 500 mil.
Mais jogos
A Escola ‘Anna de Oliveira Ferraz’, de Araraquara, ficou em quarto lugar no basquete feminino e perdeu o último jogo, contra a Escola ‘Dona Luiza Macuco’, de Santos, por 63 a 44. A partida foi realizada no ginásio do Clube Araraquarense. O encerramento da competição foi no Ginásio da Pista.
Durante a semana, as competições de tênis de mesa, atletismo, handebol, basquete, xadrez, futsal e vôlei movimentaram a cidade. Os vencedores enfrentarão os campeões das escolas particulares de São Paulo no mês que vem. Quem vencer representará no Estado na Olimpíada Nacional, no final do ano, em Cuiabá, Mato Grosso.
O estudante Mateus Dias, de 17 anos, é de Batatais e vibrou com o primeiro lugar no xadrez, na categoria individual. "Comecei a jogar aos 9 anos para desafiar meu irmão. Disputei vários jogos regionais e abertos e pretendo seguir no xadrez como atleta e professor. Quanto aos estudos, vou prestar Direito ou Pedagogia", conta. As competições foram feitas no salão da Associação Padre Pio.