Por CBTM
A prova de que o futebol rompe barreiras está no chinês Zhang Jike. O mesatenista medalhista olímpico foi batizado em homenagem a Zico. Ficou curioso procurando a prova de admiração? Ela está em Jike, modo como os orientais tentam reproduzir, em mandarim, o apelido de Arthur Antunes Coimbra.
Mesmo sem ter popularidade na China, o futebol, mais precisamente as jogadas do carioca de Quintino, chamava a atenção do pai do mesatenista de 24 anos. Apesar de não ter seguido carreira dentro dos gramados, Jike sempre foi ligado ao mundo esportivo.
--- Meu pai queria que eu jogasse futebol e era um grande fã do Zico. Mas ele percebeu que ainda não há espaço para o futebol na China, e então eu fui para o tênis de mesa. Eu acho que devo agradecer ao meu pai --- revelou Jike, em entrevista a um talk show da televisão chinesa.
O pai de Jike foi atleta profissional de Tênis de Mesa e sempre demonstrou paixão pelo futebol. Sem habilidade para o esporte bretão, Jike é uma fera com a raquete. Nos Jogos Olímpicos de Londres, o chinês faturou medalha de ouro no Individual e ajudou a equipe a ser campeã da competição.
Líder do ranking mundial desde junho, o mesatenista poderá conhecer, durante os Jogos de 2016, a terra do ídolo de seu pai e, quem sabe, cumprimentar Arthur Antunes Coimbra, o “Jike”.