Por CBTM
Duas missões em menos de 15 dias. É isso que o mesatenista Alexandre Alfon, de 31 anos, terá pela frente na próxima quinzena. Primeiro, o paratleta do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara) vai disputar o 43º Campeonato Brasileiro, que começa nessa terça-feira e vai até domingo, em Piracicaba (SP).
Depois, embarca para os Estados Unidos, onde jogará um campeonato com a geração paralímpica de 2016. "O meu objetivo principal é participar do máximo de competições nos próximos anos e me credenciar para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", afirma o amazonense, que começou no esporte em janeiro deste ano.
Alexandre é competidor da classe 10, em que o mesatenista tem pouca dificuldade de locomoção. "Essa deficiência na perna direita eu adquiri após um acidente de moto, em 2004", conta.
Alexandre é atual campeão amazonense individual de sua categoria. Ao lado de Vivaldo Serafim (Centro Educacional Adalberto Valle), ele figura no topo das duplas no Estado. Nacionalmente, vem se destacando e deverá concluir o ano em segundo lugar no ranking nacional, após disputar cinco etapas do Circuito Copa do Brasil de Tênis de Mesa.
Para viajar aos dois eventos, ele ganhou passagens aéreas do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).