Por CBTM
A 20ª edição das Olimpíadas Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) ocorre nesta semana em Maringá. Pela primeira vez, a edição nacional é realizada em uma cidade paranaense, de acordo com os organizadores do evento. A abertura foi realizada na noite de segunda-feira (5), no Ginásio de Esportes Chico Neto, com a presença de mais de 1,5 mil participantes, entre atletas e dirigentes de 22 estados, além de autoridades locais.
Até o próximo sábado (10), jovens com deficiência intelectual competem em diversas modalidades esportivas como atletismo, Tênis de Mesa, basquete, handebol, futsal, futebol society, natação, ginástica artística, ginástica rítmica e capoeira.
De acordo com o vice-presidente da Apae Maringá, Fernando Meneguetti, as Olimpíadas Especiais são um importante instrumento de formação de jovens com deficiência intelectual. "É uma forma de ensinar conceitos de cidadania, como o de responsabilidade, por meio da prática esportiva."
As competições serão realizadas na Vila Olímpica, no Colégio Marista,no Colégio Regina Mundi e no Clube Olímpico. Os horários dos jogos podem ser conferidos no site da Apae Maringá. A entrada é gratuita.