Notícia

Natal sediará maior torneio escolar das Américas em novembro

Por CBTM

06/11/2012 23h06


 (Divulgação)A proximidade da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas de 2016 fortaleceu o cenário esportivo brasileiro trazendo grandes competições realizadas em solo verde e amarelo. Em Natal, depois do 1º Meeting de Ginástica Olímpica e do Campeonato Mundial de Basquetebol Máster, ambos em 2011, será a vez da capital potiguar sediar a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados entre 29 de novembro e 6 de dezembro deste ano com a participação de 12 países. Esta é a primeira vez que Natal recebe os Jogos, considerados os maiores do continente americano.

O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Ministério do Esporte, do Conselho Sul Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Governo da Paraíba.

A abertura dos Jogos será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no ginásio de Esportes do Campus Universitário. Durante uma semana, 2.500 atletas masculino/feminino, de 12 a 14 anos, se dividirão nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Guiana, Colômbia e Peru.

Ao todo, participarão do evento 4.500 pessoas entre atletas, dirigentes, autoridades e familiares dos estudantes que prestigiarão as disputas na capital potiguar. A estimativa é que no período o Rio Grande do Norte tenha um ganho no turismo de aproximadamente R$ 8 milhões.

Os jogos terão entrada gratuita e serão disputados nos ginásios dos colégios: Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será realizada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.

No RN, o equipamento será inaugurado em 2013 e atende um pleito de 42 anos dos esportistas potiguares. A pista será construída em Natal através do Ministério do Esporte e marcará a data de realização dos Jogos Escolares Brasileiros. O investimento do Governo Federal foi de R$ 14 milhões.

Para atender a demanda de um evento do porte do Sul-americano, a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) está mobilizando 600 voluntários das universidades públicas e particulares dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Relações Internacionais, Turismo, Marketing e Administração. Além disso, estão sendo reunidos voluntários da Marinha, Exército e Aeronáutica, bem como da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e das escolas da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Norte.

Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer do RN, Joacy Bastos, a realização dos jogos em Natal, que já tem a presença confirmada de 12 ministros do Estado, coroa o bom momento vivido pelo setor no Brasil, em especial para o Estado. O titular da pasta destacou os esforços para concretizar a capital potiguar como sede dos maiores jogos escolares do continente americano, que teve a edição anterior realizada na Colômbia, em 2011.
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?