Por CBTM
A maior concentração de atletas de 2012 se reúne em São José dos Pinhais. Começa amanhã a fase final da 26ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), organizada pela Secretaria de Estado de Esporte, com a participação dos municípios.
São 5.202 atletas representando 99 municípios das 12 regionais do Esporte. Os jogos seguem até o dia 17 de novembro. A abertura oficial dos Jogos acontece às 20 horas, no novo Ginásio de Esportes Max Rosenmann, no Afonso Pena.
Também participam 879 dirigentes, entre técnicos, auxiliares e equipe de apoio dos municípios. A organização tem 340 árbitros para atuar nas 17 modalidades, 88 pessoas da comissão organizadora e mais de 120 servidores estão disponíveis na comissão executiva municipal.
Os Jogos da Juventude são disputados somente na divisão A: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, Tênis de Mesa , vôlei de praia, xadrez e badminton. No basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol, além da divisão A, que reúne as melhores equipes de 2011, também há a divisão B, que reúne os melhores em cada uma das 12 regionais que buscam uma das duas vagas para a Divisão A no ano subsequente.
Os Jogos da Juventude foram instituídos pelo Governo do Estado para preencher a lacuna entre os Jogos Escolares e Jogos Abertos. Em 1986, viu-se a necessidade de criação de uma competição voltada para o jovem que saía dos Jogos Escolares e ainda não tinha potencial para estar nos Jogos Abertos.É a primeira vez que São José dos Pinhais sedia a fase final dos Jojups.
“Sabemos da responsabilidade que é promover uma competição dessa magnitude. São José dos Pinhais abre as suas portas para atender as demandas de todos os atletas e tem como objetivo superar as expectativas”, afirmou o chefe da divisão do Esporte de Rendimento da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Leonardo Trench.
Dentro das quadras, tatames e piscinas, São José dos Pinhais será representada por cerca de 195 atletas, 49 técnicos e dirigentes de 14 modalidades. E na organização, 70 funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer estão ajudando nas acomodações dos atletas que virão de fora, com a colaboração dos professores e estagiários do Programa Segundo Tempo e todos os professores dos núcleos de esporte.