Por CBTM
Com 469 pontos, Londrina conquistou o título de campeã geral dos 26º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), encerrados neste sábado (17), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Maringá é a vice-campeã, com 422 pontos, e Curitiba ficou com o terceiro lugar, com 403 pontos.
O Troféu Disciplina, denominado Troféu Lourival Gonçalves dos Santos, foi conquistado pela equipe de São José dos Pinhais. O prêmio homenageia a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos, obedecendo aos critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos Jojups. Rolândia ficou em segundo lugar e a terceira colocação foi para Astorga.
Para o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, os Jogos da Juventude são uma ferramenta primordial para a evolução do atleta paranaense. Segundo ele, a competição, que iniciou em 1987, preenche a lacuna existente entre os jogos escolares e os jogos abertos, que já existem há mais de 50 anos.
"Tivemos algumas alterações nos formatos desses jogos e também alteração de idade nos Jogos da Juventude. Os municípios compraram essa ideia, implantada neste ano. São José dos Pinhais mostrou que está entre os grandes centros esportivos do Estado, recebeu bem a competição e a equipe da secretaria municipal do município está de parabéns pela organização", afirmou o secretário.
Na avaliação do coordenador geral dos Jojups, Luis Antonio Costenaro, a realização dos 26º Jogos da Juventude do Paraná é um marco importante para o esporte paranaense. “Essa edição colocou São José dos Pinhais como uma das grandes forças do esporte paranaense. O evento aconteceu sem problemas e dentro dos padrões exigidos, em alguns casos com uma estrutura até melhor do que é recomendada”.
Costenaro destacou que “houve uma rivalidade sadia entre os municípios na luta pelo título de campeão geral, onde vencedores respeitaram os seus adversários e os perdedores souberam reconhecer a conquista do oponente, no melhor espírito esportivo".
O diretor geral dos Jojups, José Alberto de Campos, enalteceu o comprometimento de todos os profissionais envolvidos com a realização dos Jogos da Juventude: "Quando assistimos uma partida ou uma prova não percebemos que para aquilo acontecer muitas pessoas se dedicaram para tudo dar certo. Desde a programação dos jogos, as provas, limpeza e estrutura do local da competição, mais o transporte, a arbitragem, os resultados, a divulgação pela imprensa, tudo exige um responsável”, lembrou.
A 26º edição dos Jogos da Juventude do Paraná foi realizada pelo Governo do Estado, com a organização da Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais e patrocínio da Renault.
RESULTADOS - A festa da divisão A das modalidades coletivas aconteceu, em sua maioria, na quarta-feira (14/11). No sábado (17/11) as modalidades coletivas da Divisão B tiveram os seus campeões conhecidos.
No voleibol masculino Cascavel ficou com o título do voleibol masculino, ao derrotar Umuarama por 3 sets a 1. As duas equipes sobem para a divisão A em 2013, e Umuarama vai jogar em casa, uma vez que a fase final acontece naquele município no ano que vem. A terceira colocação ficou com Toledo.
No voleibol feminino, o título ficou com São José dos Pinhais, que derrotou Guarapuava por 3 sets a 2 no jogo mais disputado da competição. Em terceiro lugar ficou Rolândia.
No handebol masculino, o título ficou com a equipe de Alto Paraná, que venceu Foz do Iguaçu por 37 a 35 na final. A terceira colocação ficou com Goioerê. No feminino, o título ficou com Floraí, que venceu Toledo por 26 a 20 na grande decisão. A medalha de bronze ficou com Londrina.
No futebol masculino, Nova Esperança conquistou o título ao vencer Engenheiro Beltrão por 2 a 0 na grande final. Tuneiras do Oeste ficou com a medalha de bronze vencendo nos penâltis.
Outra modalidade encerrada foi o xadrez, que teve o domínio de Curitiba no feminino, seguido de Campo Mourão e Londrina. No masculino, Londrina conquistou o título pela quarta vez consecutiva, tendo como vice-campeão Ponta Grossa. Em terceiro lugar ficou a cidade sede, São José dos Pinhais.
Também foi encerrada neste sábado (17.11) a modalidade tênis de mesa, tendo como campeã no feminino a equipe de Londrina pelo terceiro ano seguido. O vice-campeão foi a cidade de Cascavel e o terceiro lugar ficou com Maringá. No masculino o título foi para Ponta Grossa, depois de 18 anos sem vencer. Maringá e Cascavel completaram o pódio.
Curitiba conquistou o título no judô feminino, ficando Cascavel com o segundo lugar e Londrina conquistando o terceiro lugar. No masculino, Curitiba também venceu depois de dois anos, com Londrina em segundo e Cascavel em terceiro.
No basquetebol masculino a festa foi de Curitiba, que venceu o jogo final contra São José dos Pinhais. Cambé ficou com o bronze. No feminino, Goioerê ficou com o título ao vencer São José dos Pinhais, e as duas equipes voltam à divisão A em 2013. O bronze ficou com Umuarama.
O título do atletismo feminino ficou com Curitiba e o de vice-campeão com Londrina. A terceira colocação foi para Maringá. No masculino, o título ficou com Londrina. O segundo lugar ficou com Campo Mourão e Paranavaí terminou em terceiro lugar.
Última modalidade a encerrar, o futsal teve como campeã no feminino a equipe de Ivaiporã, vencendo por 3 a 0 a equipe de Luiziana. A terceira colocação ficou com a equipe de Assaí. No masculino a decisão foi nos pênaltis. Depois de empate em 3 a 3 no tempo normal, Prudentópolis conquistou o título ao vencer por 4 a 3 Maringá. A terceira colocação ficou com a equipe de Matelândia.
CAMPANHA DO CAMPEÃO - Londrina foi campeã no atletismo feminino, futsal masculino, taekwondo feminino, tênis feminino e masculino, tênis de mesa masculino e no xadrez masculino. Foi vice-campeão no atletismo masculino, taekwondo masculino, basquete feminino e masculino, handebol masculino, judô masculino e em terceiro no karatê feminino e masculino, no futebol masculino, futsal feminino, ciclismo feminino, ginástica rítmica, judô feminino e xadrez feminino. Somente no handebol feminino disputou a divisão B, onde foi terceiro lugar.
Segundo o chefe da delegação londrinense nos Jojups , Pedro Lanaro, o título é fruto de um trabalho árduo de técnicos obstinados a revelar grandes talentos em várias modalidades: "O mérito é primeiramente dos atletas, que conquistaram suas medalhas, mas não podemos esquecer os técnicos que fazem importante papel de descobrir e lapidar os verdadeiros talentos", afirmou.
PONTUAÇÃO:
Campeão: Londrina (469 pontos)
Vice-Campeão: Maringá (422 pontos)
3º Lugar: Curitiba (403 pontos)
4º Lugar: Cascavel (344 pontos)
5º Lugar: Ponta Grossa (290 pontos)
6º Lugar: Foz do Iguaçu (230 pontos)
7º Lugar: Campo Mourão (193 pontos)
8º Lugar: Toledo (136 pontos)
9º Lugar: São José dos Pinhais (120 pontos)
10º Lugar: Paranavaí (98 pontos)