Por CBTM
O mesatenista Paraolímpico Alexandre Alfon, 27 anos, está com passagem marcada para San Diego, Califórnia (EUA). A viagem será no próximo domingo. Ele embarca para a “Terra do Sol” com o intuito de participar da sua primeira competição internacional.
Enquadrado na classe 10, classificação que reúne jogadores andantes, onde é menor o comprometimento físico-motor do atleta, Alexandre ficou assim desde que sofreu um acidente de moto há oito anos.
Com tom de animação Alexandre explica a importância da participação nessa competição.
--- É muito difícil um atleta conseguir chegar às Paralimpíadas, primeiro é necessário conseguir fazer parte da seleção, o que consegui recentemente. Agora essa é a minha meta, quanto mais títulos eu conquistar, sejam eles nacionais ou internacionais, melhor! Eles dão a visibilidade necessária para conseguir chegar onde eu quero --- acrescentou.
Alexandre tem feito muito bem o dever de casa. Só neste ano ele conseguiu conquistar títulos no Campeonato Amazonense Convencional Sênior III e l, nas etapas Copa Brasil de Natal (RN) e Maringá (PR), o segundo lugar em Santos (SP) e Aracaju (SE) e o ouro no Campeonato Brasileiro que aconteceu este ano na cidade de Piracicaba (SP).
Mike Dempsey Memorial Table Tennis Championships, “aportuguesando”, é o Torneio de Tênis de Mesa em memória de Mike Dempsey, que morreu em 2009 e foi um dos melhores mesatenistas dos Estados Unidos, com uma bagagem de nove títulos mundiais, sendo oito em paraolimpíadas consecutivas entre os anos de 1972 a 2000.
Mike Dempsey era ativista na luta para valorização e melhoria de vida dos atletas paralímpicos. Em sua homenagem foi criado o evento, voltado somente para atletas com alguma deficiência, que acontece do dia 27 de novembro ao dia 2 de dezembro, e com uma logística inovadora quando o assunto é organizar um campeonato.
Alexandre, que já faz parte do programa bolsa atleta nacional, vai confiante para o torneio onde é o único representante do norte, em busca da vitória, que além de colocá-lo à frente dos demais atletas, abre as portas para ele poder pleitear a bolsa internacional.