Por CBTM
Portugal chegou a sua terceira vitória na fase de qualificação do Campeonato Europeu de tênis de Mesa, ao bater a seleção da Espanha, por 3-0, em jogo válido pela terceira rodada do Grupo A. Com este triunfo, a os portugueses mantiveram a invencibilidade e somaram os mesmos pontos que a Alemanha, que lidera a classificação do grupo.
No encontro desta quarta-feira, 20, ocorrido no CAR Badminton das Caldas da Rainha diante de grande público, o trio de ouro do Tênis de Mesa português, Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia – o jovem João Geraldo não foi utilizado – se impôs naturalmente frente ao time espanhol, embora tenha sentido algumas dificuldades.
Marcos Freitas (25.º do ranking mundial) iniciou a caminhada para a vitória batendo Carlos Machado (n.º 88), por 3-1, com o seu adversário a ganhar um set, por 12-10.
João Monteiro (37.º do mundo) foi o segundo português a entrar em ação e teve que passar por um adversário de origem chinesa que apesar da idade (40 anos) demonstrou ser ainda um bom jogador (n.º 61 do mundo).
João Monteiro muito concentrado venceu por 3-1, deixando ao seu companheiro, Tiago Apolónia, a possibilidade de fechar o encontro, frente a Jesus Cantero.
No entanto, acabou por não ser uma tarefa fácil, já que o português, nascido na Amadora, precisou de cinco sets para derrotar Cantero.