Notícia

Apesar de problemas em Deodoro, COI diz que Rio está no caminho certo

Por CBTM

22/11/2012 17h38


Paul e  Nawal El Moutawakel reunião COI Rio 2016 (Foto: Reuters)A área de Deodoro ainda deixa uma ruga na testa do Comitê Organizador dos Jogos do Rio 2016. Apesar de Nawal El Moutawakel, presidente da Comissão de Coordenação do COI, elogiar os avanços no trabalho desde a última visita, em junho, e considerar que a cidade está no caminho certo, os organizadores sabem que estão no tempo limite para resolver os problemas e lançar o edital de licitação do parque, que será a casa da esgrima, hipismo, tiro esportivo, canoagem slalom, pentatlo moderno, mountain bike e BMX.

--- Ainda não há motivo para preocupação, mas diria que estamos próximo do limite. Está na hora de termos o edital - disse Leonardo Gryner, diretor geral do Rio 2016.

Entre as questões que envolvem a área, única ainda sem edital para reforma das instalações já existentes e construção das novas, está a localização da que abrigará as disputas de hóquei sobre a grama. De acordo com Gryner, a Federação Internacional prefere que o torneio seja realizado na Barra da Tijuca - neste caso, em uma instalação temporária e fora do Parque Olímpico (no Autódromo) onde não há mais espaço. A expectativa é de que o martelo seja batido até o fim do ano. Gilbert Felli, diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, diz que a entidade ainda está tentando entender os prazos e espera que licitação saia nas próximas semanas.

Felli também aguarda pela definição do local onde será disputado o rúgbi. Como São Januário foi descartado por não apresentar as garantias exigidas, os organizadores buscaram novas alternativas que estão sendo discutidas com a Federação Internacional. A decisão será tomada até março.

--- Temos que dar uma chance ao Rio de tentar encontrar um lugar. Isso não nos preocupa --- afirmou Felli, lembrando que a modalidade foi incluída no programa olímpico depois de o Rio ter conquistado o direito de sediar as Olimpíadas.

Com crédito, o Comitê Rio 2016 recebeu elogios não só do COI, como também dos organizadores dos Jogos de Londres. Desde sexta-feira, os britânicos estão no Brasil para transmitir sua experiência no Debriefing. Paul Deighton, diretor geral de Londres 2012, destacou o bom nível dos questionamentos feitos pela equipe comandada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

--- A equipe fez perguntas excelentes e tem feito muito bem o dever de casa. O trabalho foi intenso. Nossa equipe colocou grande quantidade de material do que aprendemos. Agora estamos em um momento de passar a tocha. O Rio é uma cidade maravilhosa, é minha primeira visita. O Reino Unido e o Rio compartilham grande amor pelo esporte e essa é oportunidade de transformar a vida dos jovens. Trago aqui o nosso apoio contínuo - disse.

Nawal El Moutawakel também considerou a reunião muito proveitosa. Lembrou que as informações passadas não servem como uma receita de bolo porque cada edição das Olimpíadas é única, mas que a experiência será importante para que o Rio faça as adaptações necessárias ao projeto.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?