Por CBTM
Volta Redonda, a Cidade do Aço, está pronta para a 16ª Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente), um dos maiores eventos esportivos do Brasil dirigidos para pessoas com deficiência. A abertura será na sexta-feira e a competição vai até o dia 10, com disputas durante todo o dia. A cidade está preparada para receber os 3,2 mil atletas campeões de 45 municípios e 125 entidades de vários estados do país.
A cerimônia de abertura começará às 15h, no Ginásio da Ilha São João, com desfile das delegações e acendimento da pira olímpica. O evento, de acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, é mais uma festa do Esporte e da Cidadania.
“Serão mais de 300 pessoas trabalhando durante o evento para que tudo corra da melhor forma possível. É legal ver a cidade movimentada, os hotéis lotados, fora a expectativa que já está girando em torno dos atletas. Enfim, temos tudo para realizarmos a melhor Olimpede de todos os tempos”, garantiu Rose.
A ‘abertura simbólica’ da Olimpede já contou com ex-jogadores do futebol brasileiro, entre eles Romário, Ricardo Rocha e Deley, que disputaram de olhos vendados uma partida de futebol contra o time oficial de futsal de cegos de Volta Redonda,além de Zico, o medalhista olímpico no iatismo Lars Grael, e o nadador Thiago Pereira, nascido em Volta Redonda.
A Olimpede é realizada em Volta Redonda desde 1987. Este ano a cidade vai receber representantes de quatro estados diferentes - Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, além dos atletas das entidades do município.
Os atletas especiais disputarão 12 modalidades: atletismo, futsal, futebol society, natação, vôlei especial, provas de habilidade, cabo de guerra, tênis de mesa, xadrez, dominó, dama e arremesso à cesta. A competição conta com a chancela do Comitê Paraolímpico Brasileiro e do Ministério dos Esportes.
Volta Redonda possui hoje diversas entidades e escolas especializadas que desenvolvem sistematicamente o atendimento aos portadores de diferentes graus e tipos de deficiência, garantindo a integração social, o desenvolvimento das possibilidades físicas, além de elevar a autoestima da clientela assistida.
Quem mora na cidade ou na região não pode perder essa festa!