Por CBTM
Depois de perder para Gustavo Yokota no primeiro dia da Seletiva infantil masculina, realizada no ginásio do clube São Caetano, Vitor Bibiano deu a volta por cima e conquistou nesse sábado a segunda vaga para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em abril de 2013. Um terceiro atleta disputará essa competição por indicação técnica.
O representante do Saldanha da Gama/Santa Cecília, de Santos, derrotou na final Gabriel Penha, do Jundiaí Clube, por 4 a 1. O técnico Guilherme Simões ficou muito satisfeito com o rendimento de seu comandado, que mesmo derrotado na véspera mostrou equilíbrio emocional e tranquilidade para garantir a classificação.
Na fase de grupos, Vitor Bibiano terminou em segundo lugar com uma derrota para Renan Ferreira e vitória sobre Siddhartha Dias. Teoricamente entrou em desvantagem e enfrentou um adversário mais difícil nas quartas de final, mas o santista passou por Carlos Ichida e depois se classificou novamente para a decisão superando Diego Dias.
A final contra Gabriel Penha foi marcada pelo equilíbrio. Vitor Bibiano venceu o primeiro set por 11 a 9, mas levou o troco no segundo e cedeu o empate. No terceiro e quarto sets, sempre vibrando muito a cada ponto, o santista ditou o ritmo e levou a melhor nas trocas de bola, procurando também forçar o saque para tentar liquidar o ponto rápido.
Com a vantagem de 3 a 1 e jogando melhor, tudo levava a crer que Vitor Bibiano fecharia a partida, mas Gabriel Penha não se entregou e conseguiu descontar no quinto, fechando em 11 a 7. O resultado se tornou imprevisível, mas nesse momento Vitor Bibiano manteve a calma e acabou com a reação do adversário.
--- Participo pela terceira vez de uma Seletiva, mas nunca tinha vencido antes. Essa é a primeira vez. Estou muito feliz por terminar o ano com mais essa conquista e vou treinar muito para representar bem o Brasil no Sul-Americano --- garantiu o atleta, que já participou de competições na Guatemala, Peru, Paraguai e Venezuela.
--- Quero dedicar essa vitória a minha família, que sempre me apóia, os técnicos que me ajudam muito com conselhos e ensinamentos, e aos amigos de treinos no Santa Cecília --- completou o atleta.