Notícia

Madureira recebe a quarta Arena Carioca da cidade

Por CBTM

10/12/2012 13h44


Foto: J.P.EngelbrechtA partir de agora, os frequentadores do Parque de Madureira têm mais um motivo para visitar o local: foi inaugurada no sábado, dia 8, a Arena Carioca Fernando Torres. Com capacidade para 330 pessoas sentadas e 1.372 metros quadrados de área construída, o novo equipamento possui palco reversível de 163 metros quadrados, podendo ficar visível ao público no lado interno da estrutura ou do lado externo.

A cerimônia de inauguração reuniu o prefeito Eduardo Paes e a viúva do ator e diretor, a atriz Fernanda Montenegro, que abriu a noite com leitura de sambas antigos de ícones da região, como Paulinho da Viola (Argumento e Um rio que passou em minha vida), Dona Ivone Lara (Sonho Meu) e João Nogueira (Alô Madureira).

Ao lado de Fernanda Montenegro, o prefeito do Rio destacou a versatilidade artística do homenageado:

- Fernando Torres marcou a história da cultura brasileira, como ator, produtor e diretor - disse Paes, que também ressaltou a importância do novo equipamento do Parque de Madureira:

- É um espaço simbólico, que representa tudo aquilo que a gente busca fazer por esta cidade: levar cultura para todas as regiões através de equipamentos de qualidade. Esta Arena Carioca possui toda a estrutura necessária, seja de acústica ou de acomodações, para receber grandes espetáculos - falou Paes, completando que outras quatro Arenas Cariocas serão erguidas nos próximos quatro anos, duas na Zona Norte e outras duas na Zona Oeste.

A atriz Fernanda Montenegro mostrou-se encantada com o novo espaço cultural do Rio e grata à Prefeitura do Rio pela homenagem ao seu marido:

- Merecidíssimo. Fernando foi um homem que deu a vida pelo teatro, que sacrificou a saúde em sua luta pelo teatro. Além de ser o primeiro equipamento que leva o nome de um ator, a Arena Carioca Fernando Torres é um belíssimo espaço que deve ser ocupado por todo o tipo de artes cênicas. Como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está - disse Fernanda, que destacou os investimentos do governo municipal em cultura:

- O Rio de Janeiro deixou de ser uma cidade partida e essa integração se deu através da cultura. Há muito não se via tantos investimentos em espaços provedores de cultura. E as artes cênicas falam diretamente ao coração das pessoas. É um ganho inimaginável para a população - concluiu a atriz.

A inauguração da Arena Carioca Fernando Torres também reuniu o secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão, o subprefeito da Zona Norte, André Santos, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão, e a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Sílvia Bastos Marques. Familiares de Fernanda Montenegro também estiveram presentes. Ao final da festa, o público caiu no samba com as Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano.

Com investimento de R$ 4 milhões, a nova Arena Carioca também tem capacidade de receber, do lado de fora, um público de cerca de mil pessoas. Para isso, foram instalados banheiros (com total acessibilidade), bilheteria e lanchonete. Vale ressaltar que também foram projetados lugares para portadores de necessidades especiais.

Iluminação natalina

Mas as novidades no Parque de Madureira não param por aí. Também neste sábado, a Prefeitura do Rio inaugurou a iluminação especial de Natal, que decorou 100 árvores nas áreas de lazer do parque, principalmente as palmeiras, que receberam cordões com lâmpadas de LED especiais nas cores azul, amarelo, verde e branco. Algumas árvores ganharam uma iluminação cênica que sugere a queda de neve no local.

Para isso, foram implantados 500 conjuntos com 300 lâmpadas de LED cada com cabo transparente marrom, que acompanha a cor dos troncos das árvores, a fim de reduzir o impacto visual diurno.

Nos caramanchões (estruturas de madeiras, cobertas e vazadas) há um túnel de luzes que reproduz um céu estrelado, com aplicação de 150 mil de LED na cor azul. Além disso, em cada um dos quatro portões de entrada do parque, a decoração conta com duas árvores artificiais de seis metros com cerca de seis mil lâmpadas de LED coloridas cada.

O Parque

Inaugurado em junho deste ano, o parque representa a terceira maior área verde da cidade, perdendo apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Além disso, foi aclamado como o primeiro parque público do Brasil a receber a certificação AQUA (selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini).

Com 93 mil metros quadrados, o local oferece diversas opções de lazer, esporte e cultura, como ciclovia, pistas de skate, quadras de vôlei, vôlei de areia, basquete e futebol, playgrounds, academia ao ar livre e academia para a Terceira Idade, além de uma área para a prática de bocha e tênis de mesa, entre outras atividades.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?