Notícia

Brasil tem três indicados ao prêmio Laureus

Por CBTM

14/12/2012 00h02


Daniel Dias com as suas medalhas olímpicasFoto: Divulgação / DivulgaçãoA organização do Laureus, considerado o Oscar do esporte mundial, divulgou nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, os indicados ao prêmio de melhores esportistas do ano. O Brasil tem três representantes, que, no entanto, não concorrem na premiação principal. O atacante Neymar, do Santos, vai disputar o prêmio de revelação de 2012.

Já o nadador Daniel Dias e o corredor Alan Fonteles estão concorrendo na mesma categoria: esportista com deficiência do ano. A entrega do prêmio, que terá as edições de 2013 e 2014 no Rio, acontece, pela primeira vez, no dia 11 de março, no Teatro Municipal do Rio.

- Tive um ano fantástico, com seis medalhas de ouro em seis provas individuais, e achava que não havia nada mais a fazer, mas de repente surge essa indicação, ainda mais no Rio. É uma emoção que não dá para explicar - disse Daniel, que pode se tornar o primeiro brasileiro a ganhar duas vezes o prêmio, que já teve como vencedores Pelé (pelo conjunto da obra, em 2000), a seleção de futebol (melhor equipe, em 2003), Ronaldo (melhor retorno, em 2003) e Raí (2012), pelo trabalho realizado pela fundação Gol de Letra, que mantém com o ex-jogador Leonardo, atualmente gerente executivo do Paris Saint-Germain.

Campeão paulista e da Recopa Sul-Americana deste ano pelo Santos, Neymar é o principal jogador da seleção brasileira no momento. Ganhador do prêmio na sua categoria em 2009, o nadador Daniel Dias foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. Ele ganhou seis medalhas de ouro nos 50m livre, 100m livre, 200m lire, 50m costas e 50m borboleta na categoria S5 e nos 100m peito na categoria SB4. Já Fonteles foi destaque nas pistas de atletismo ao derrotar o até então imbatível sul-africano Oscar Pistorius nos 200m, categoria T44.

Neymar terá como concorrentes o nadador francês Yannick Agnel, de 20 anos, que ganhou duas medalhas de ouro nos 200m livre e 4x100m livre e uma prata no 4x200m livre em Londres-2012, a ginasta americana Gabby Douglas, primeira mulher a conquistar o ouro na categoria geral no individual e como equipe, Kirani James, que aos 19 anos conquistou os 400m no que foi a primeira medalha de Granada na história dos Jogos Olímpicos, a chinesa Ye Shiwen, de 16 anos, que ganhou os 200m e os 400 livre em Londres, e o tenista Andy Murray, ouro olímpico em Londres e vencedor do US Open, o seu primeiro Grand Slam do ano.

Os adversários de Daniel e Fonteles serão o canadense Patrick Anderson, do basquete com cadeira de rodas, Johanna Benson, que deu o primeiro ouro para a Namíbia no atletismo em Londres, o britânico David Weir, que ganhou quatro ouros em Londres, e o italiano Alex Zanardi, ex-piloto de Fórmula-1 e que ganhou dois ouros no ciclismo nos Jogos Paralímpicos.

Duelo de craques no prêmio principal

O prêmio principal, de esportista do ano, promete ser uma acirrada disputa de craques. Estão entre os concorrentes o argentino Lionel Messi, melhor jogador de futebol do mundo, o alemão Sebastian Vettel, tricampeão mundial de Fórmula-1, o jamaicano Usain Bolt, tricampeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m livre em Londres, o nadador americano Michael Phelps, que se tornou em Londres o maior medalhista olímpico com 22 medalhas, e os britânicos Mo Farah, vencedor dos 5.000m e dos 10.000m na Inglaterra e o ciclista Bradley Wiggins, campeão do Tour de France e ouro olímpico no contrarrelógio.

- Vettel teve um grande desempenho, mas este é um ano olímpico, portanto acredita que é muito difícil que não ganhe um atleta que tenha estado em Londres - afirmou o bicampeão mundial de F-1 Emerson Fittipaldi, único brasileiro entre os 46 membros do Laureus, que escolherão, até o fim de janeiro, por votação, os vencedores em cada categoria.

Emerson dividiu a mesa com o presidente do Laureus, o bicampeão olímpico Edwin Moses, com Daniel Dias, e com a secretária estadual de Esportes e Lazer, Márcia Lins.

Entre as seis concorrentes entre as mulheres há quatro americanas: Allyson Felix, ouro em Londres nos 200m, 4x100m e 4x400m, a nadadora Missy Franklin, ganhadora de quatro ouros e um bronze olímpico, a tenista Serena Williams, campeã olímpica e dos Grand Slams de Wimbledon e do US Open, e Lindsey Vonn, campeã mundial de esquí. Concorrem com elas ainda a britânica Jessica Ennis, vencedora do heptatlo em Londres, e a corredora jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, ouro nos 100m.

Entre os concorrentes de time do ano estão o time de futegol da Espanha, os times de basquete dos Estados Unidos e do Miami Heat, a equipe RBR de Fórmula-1, o time de tênis de mesa da china e a equipe europeia de golfe, que derrotou a equipe americana na Rhyner Cup, numa virada considerada histórica.

O prêmio de melhor retorno do ano será disputado pelo time alemão de remo, que conquistou o primeiro ouro olímpico desde Seul-1988, o dominicano Félix Sanchez, ouro nos 400m com barreiras oito anos depois de Atenas-2004, a ciclista australiana Anna Meares, ouro olímpica quatro anos depois de ter quebrado o pescoço em um acidente ciclístico e a etíope Tirunesh Dibaba, que ganhou os 10.000m em Londres depois de ficar um ano e quatro meses sem competir por causa de uma lesão. Também disputam o prêmio o time europeu de golfe e o golfista sul-africano Ernie Els, que ganhou o seu primeiro major depois de dez anos.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?