Por CBTM
Cientistas do Instituto de Pesquisa da Cultura Física de São Petersburgo descobriram uma maneira de fazer uma água especial, semelhante a que os atletas chineses beberam durante os Jogos Olímpicos de Pequim. De acordo com o vice-diretor do entidade russa, o professor Konstantin Korotkov, eles desenvolveram um dispositivo com um filtro de grafeno, que cria o líquido com um poder de energia maior.
O efeito do consumo da água a longo prazo é um aumento da otimização do metabolismo energético no corpo humano. Com isso, melhora as capacidades de desempenho dos atletas e diminui de 15 a 20% o tempo de recuperação necessário após o exercício. Vale ressaltar, porém, que o mineral não é considerado doping.
Os pesquisadores russos testaram durante um mês o efeito do líquido em estudantes. O resultado das experiências foi considerado incrível. O instituto afirmou que vai transferir todos os dados obtidos para o departamento de ciência do ministério do Esporte da Rússia. Eles pretendem agora seguir a experiência com a equipe olímpica.
- Honestamente, não esperávamos que a água estruturada teria um impacto tão positivo sobre o corpo dos atletas. Este é um resultado surpreendente - disse Korotkov.
Nas Olimpíadas de Pequim 2008, a China surpreendeu ao terminar em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 100 no total, sendo 51 ouros. O uso da água é apontado como um dos possíveis motivos para um desempenho tão surpreendente.