Notícia

Rio de Janeiro receberá nessa quarta-feira 2ª edição do Prêmio Paralímpicos

Por CBTM

19/12/2012 14h31


O Rio de Janeiro – sede dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – foi escolhido para ser palco do segundo Prêmio Paralímpicos, que premiará os melhores atletas de 2012.

Gabriel “o Pensador” e Daniele Suzuki serão os grandes mestres da cerimônia que premiará os melhores atletas paralímpicos de 2012. Organizado pelo CPB, o Prêmio está em sua 2ª edição e reúne nesta quarta, 19, às 19h30, a nata do paradesporto nacional na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Entre os convidados estão os medalhistas brasileiros nas Paralimpíadas de Londres e autoridades. O evento será transmitido pelo canal Sportv 2, a partir das 20h.

Os apaixonados pelo Movimento Paralímpico poderão escolher seus preferidos nas categorias de melhor atleta masculino e feminino.

Também serão premiados os melhores atletas de 2012 nas 20 modalidades existentes no programa paralímpico. Os vencedores serão escolhidos por um júri profissional.

Até 2010, os atletas paralímpicos eram premiados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a partir do ano passado a premiação passou para o CPB, abrangendo um maior número de categorias.

Conheça um pouco mais de cada um dos seis indicados a melhor atleta de 2012:

Categoria Melhor Atleta Masculino

Alan Fonteles – Nascido em Marabá (PA), o jovem de apenas 20 anos possui duas medalhas paralímpicas no currículo. Em Londres, Alan silenciou o Estádio Olímpico lotado ao superar o até então imbatível e favorito sul-africano Oscar Pistorius na prova dos 200m T44.

Daniel Dias – Maior vencedor brasileiro na história das Paralimpíadas, Daniel superou todos os seus adversários em Londres. Conquistou a medalha de ouro em todas as seis provas que disputou e entrou para a história ao alcançar a incrível marca de 15 medalhas em duas participações em Jogos Paralímpicos, sendo 10 de ouro.

Dirceu Pinto – Dirceu confirmou seu favoritismo em Londres e se sagrou bicampeão paralímpico individual na Bocha, classe BC4. Além do título de simples, Dirceu subiu ao lugar mais alto do pódio também nas duplas ao faturar o ouro ao lado de Eliseu dos Santos.

Categoria Melhor Atleta Feminino

Lúcia Teixeira – A paulistana de 31 anos alcançou em Londres seu momento máximo. Logo em sua primeira Paralimpiada, disputou a final da categoria para atletas até 57 kg e voltou para casa com a medalha de prata no peito.

Shirlene Coelho – A atleta deu um verdadeiro show na capital inglesa. Shirlene não só conquistou a medalha de ouro na prova do Lançamento de Dardo, como estabeleceu um novo recorde mundial. Esta foi a segunda medalha paralímpica de Shirlene, que em Pequim 2008 havia sido prata também no Lançamento de Dardo.

Terezinha Guilhermina - Soberana nas pistas, a mineira esbanjou talento e simpatia em Londres. Recordista mundial nos 100m, 200m e 400m T11, Terezinha faturou o ouro nos 100m e 200m, com direito a quebra de recorde mundial nos 100m. Em três participações paralímpicas a atleta acumula seis medalhas, sendo três delas de ouro.

CPB

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?