Notícia

Vinte anos depois, Barcelona ainda aproveita legado de Jogos Olímpicos

Por CBTM

02/01/2013 16h34


Pippen, Jordan, Drexler, Dream Team 1992 basquete (Foto: Getty Images)Vinte anos após a realização dos Jogos Olímpicos de 1992, Barcelona ainda desfruta o legado deixado pelo evento esportivo. Embora haja quem conteste a tese de que o esporte abriu as portas da cidade para o mundo, os espanhóis não conseguem separar o crescimento turístico local do sucesso das Olimpíadas.

A capital que os espectadores do esportes viram em 1992 era exatamente a que os catalães queriam mostrar: moderna, eficiente e bonita. A revitalização foi planejada antes da confirmação de que Barcelona seria sede dos Jogos Olímpicos e teria ido adiante ainda que a cidade não fosse escolhida, mas a candidatura aos Jogos fazia parte do projeto. Desde o fim da década de 70, começou a ser desenhado um planejamento que incluía a ampliação das vias de acesso para desafogar o trânsito da capital, a revitalização de áreas degradadas e a restauração do porto local.

Depois da cerimônia de encerramento do evento esportivo, as reformas continuaram a promover mudanças positivas. Embora tenha sediado competições de alto nível em 1992, Barcelona ficou famosa pela revitalização trazida pelo evento. Receber os Jogos Olímpicos reforçou a vocação da capital para abrigá-los, momento esperado pelos catalães por 70 anos, durante os quais ocorreram candidaturas frustradas.

Na contramão das sedes atuais, que buscam concentrar os equipamentos esportivos em uma mesma região, a cidade se beneficiou com a estratégia de espalhar os palcos olímpicos pela região metropolitana. Além do orgulho de seus habitantes, Barcelona deixou também um exemplo para as futuras candidatas a abrigar as Olimpíadas.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?