Por CBTM
Portugal vai estar representado na final do Circuito Mundial de Juniores de Tênis de Mesa, na Guatemala, no dia 20 de Janeiro, graças a uma campanha de angariação de fundos, lançada no Facebook, para assegurar a viagem de um atleta e do respectivo treinador.
--- Foi um grupo espontâneo que se formou depois de divulgarmos que a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa [FPTM] não ia apoiar a ida do João Geraldo à Guatemala ---, contou Isidro José Borges, presidente do Clube de Mirandela, onde o mesatenista de 17 anos joga (24.º no ranking europeu e 84.º no mundial).
A campanha começou no dia 26 de dezembro e, até a última quinta-feira, tinham sido angariados 865 euros. O total necessário era de 2400 euros, que ficaram assegurados por volta do meio-dia da sexta-feira, com a contribuição do ‘Jornal I’, que escreveu no mural da página Vamos Levar o Geraldo à Final do Circuito Mundial:
--- É com grande satisfação que comunicamos que o ‘Jornal I’ se associa à iniciativa de angariação de fundos para custear a ida do atleta João Geraldo à final do Circuito Mundial de Tênis de Mesa na Guatemala, disponibilizando-se para contribuir com o montante neste momento em falta (…) ---.
Para João Geraldo, --- a campanha foi uma boa ideia ---. O atleta não ficou zangado com a federação, mas se confessa --- desiludido e triste com a situação ---. No entanto, compreende:
--- Quando não há dinheiro, não se pode fazer nada ---.
Aos que contribuíram para a sua ida à Guatemala, agradece. --- Foi um sinal de reconhecimento pelo meu trabalho e por aquilo que posso fazer pelo meu país ---, disse ele antes ainda de saber que já podia começar a fazer as malas.