Por CBTM
No Mundial Juvenil Hugo Calderano foi eliminado nas oitavas de final pelo número 1 da categoria, o atleta chinês Fan Zhendong. O bom desempenho fez o brasileiro ganhar onze posições, saltando da 23ª para a 12ª colocação no ranking juvenil.
Chegar ao Top 10 parece um caminho natural para o brasileiro, que tem apenas 16 anos de idade, ou seja, ainda tem mais dois anos na categoria juvenil.
A melhor posição já alcançada por um atleta do Brasil no ranking mundial juvenil foi a 8ª posição de Cazuo Matsumoto, que ocupou este posto no início de 2003.
O país possui apenas mais um jogador no Top 100 juvenil. Também após boa campanha no Mundial, Vitor Ishiy ganhou 31 posições e ocupa agora o 41º lugar, sua melhor posição na carreira.
Em seu último ano como juvenil, Caroline Kumahara abre o ano de 2013 como única atleta brasileira no Top 100 Feminino, e passa a ocupar a 21ª posição, evoluindo 11 lugares e alcançando seu melhor ranking.
Nessa segunda-feira o atleta foi submetido a uma cirurgia no adutor direito, em um hospital particular em Copacabana, no Rio de Janeiro. O procedimento foi considerado um sucesso pelos médicos e Hugo deve ficar afastado das mesas por 120 dias.
---É um problema que tenho ha quatro anos, quando tive um estiramento, mas agora que senti --- explicou Hugo Calderano, que terminou a temporada como o líder do Ranking do Circuito Mundial mas não poderá participar do ITTF Global Junior Circuit Finals, na Guatemala entre 23 e 27 de janeiro.