Por CBTM
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista de projetos aprovados para o Clube Escolar Paralímpico em 2013. Dos 34 projetos inscritos, 20 foram contemplados e serão financiados pelo CPB com recurso da Lei Agnelo Piva.
Da região Norte, apenas o Rondônia Clube Paralímpico e outra associação do Estado do Pará conseguiram aprovação de seus projetos.
Serão destinados R$ 1,2 milhão (até R$ 60 mil por instituição) para a contratação de profissionais e compra de material esportivo e equipamentos. O objetivo é promover a prática esportiva regular para crianças e jovens com deficiência que estejam matriculados em instituições de ensino. O Clube Escolar tem a duração de 10 meses (março a dezembro) e é renovado anualmente.
--- Nossa meta é chegar 2016 com pelo menos três atletas com chance de ir para a Paralimpíada de Londres ---, comentou o professor Silvio Corsino, do Rondônia Clube Paraolímpico (RCP).
Ao comentar sobre a aprovação do Projeto da RCP pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Silvio Corsino Cubio disse que o know how adquirido pelo clube faz a diferença na performance dos atletas nas competições.
--- Temos recordistas e medalhistas em várias modalidades nas competições nacionais, não bastasse que 90% dos atletas rondonienses que disputam a Paralimpíada Escolar, são formadas pelo Rondônia Clube Paraolímpico ---, concluiu.
Atualmente, o Rondônia Clube Paralímpico conta com o trabalho da coordenadora Edislaine da Silva e dos professores de Educação Física, Silvio Corsino, Marinalva da Costa e Luiz Fernando. As atividades são desenvolvidas no Clube Ferroviário, em Porto Velho.