Por CBTM
Um dos maiores símbolos do esporte mundial, a réplica da bandeira olímpica dará o ar de sua graça nesta sexta-feira, na abertura do carnaval do Rio. Hasteada em um mastro no Palácio da Cidade (local de trabalho do prefeito), ela será retirada do local para participar da cerimônia da entrega das chaves da cidade, às 11h, em Botafogo.
O evento, comandado pelo prefeito Eduardo Paes, representa a aberta oficial do carnaval carioca.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Rio, a bandeira olímpica original permanecerá no Palácio. Como o município recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) duas bandeiras, apenas a réplica será usada na abertura das festividades carnavalescas.
Além da cerimônia da entrega das chaves, a bandeira abrirá os desfiles na Marques de Sapucaí às 20h. De acordo com a Prefeitura do Rio, ela desfilará no Sambódromo com a Guarda de Honra do município, saindo da concentração até o setor 1.
As bandeiras olímpicas chegaram ao Rio em agosto do último ano. Logo após sua chegada, a original foi levada ao Cristo Redentor e hasteada no Complexo do Alemão, onde o protocolo foi quebrado, já que muitos moradores e autoridades tocaram no objeto, o que é expressamente proibido pelo COI.
Depois de uma visita ao Palácio do Planalto, em Brasília, a bandeira foi exibida nas festividades pela independência do Brasil, no Centro do Rio, em setembro do último ano.