Por CBTM
O
s adversários dos brasileiros na fase de grupos do Aberto do Kuwait, uma das mais concorridas etapas do Circuito Mundial promovidas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, já estão definidos.
O evento conta com as presenças dos principais jogadores da atualidade como os chineses Xu Xin, nº 1 do Ranking, Zhang Jike, Ma Lin, Ma Long e Wang Hao, que entram direto na chave principal, entre os 64 melhores.
Os atletas Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro terão de percorrer um longo caminho até chegarem nessa fase, passando primeiro pelo grupo e depois por um Pré-Round que é eliminatório.
Embora estejam cientes das dificuldades que terão pela frente todos estão muito otimistas. As duas semanas de treinamentos com o técnico Jean-René Mounie e a Seleção Francesa no Insep, em Paris, contribuiram para isso.
Na manhã dessa quinta-feira, Cazuo Matsumoto, o atual nº 1 das Américas e campeão do Aberto da Espanha, enfrentará na estreia o sueco Hampus Soderlund. Depois terá pela frente o japonês Asuka Sakai.
Já Gustavo Tsuboi, que surpreendeu na Áustria ao derrotar o francês Adrien Mattenet, 28º do Ranking Mundial, o que resultou em uma subida da 113ª para a 90ª colocação, enfrentará o sueco Mattias Karlsson, o egípcio Mohamed Shouman e o atleta da casa Basel Alanssari.
O mais experiente do grupo, Thiago Monteiro, além de treinar no Insep disputou uma rodada da Liga Francesa durante o período. O Guerreiro Cearense jogará contra o italiano Leonardo Mutti, o egípcio Mohamed Zaghloul e Ma Liang, de Singapura.
O técnico Jean-René Mounie garante que todos estão muito bem preparados e destacou a importância do regime de concentração total e treinamentos em tempo integral realizados nas duas últimas semanas.
--- A preparação dos brasileiros foi ótima. Depois da Áustria todos estavam muito casandos mas tiveram mais de dez dias para descasar e treinar com uma boa qualidade. Posso garantir que os três treinaram bastante, cada jogador com uma estratégia bem específica --- afirmou o técnico.