Por CBTM
Em cerimônia realizada ontem foi lançada a 17ª edição do JORI-2013 (Jogos Regionais do Idoso). O evento, programado para junho, é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o Fundo Social de Franca.
A solenidade contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cynthia Milhim Ferreira e do prefeito Alexandre Ferreira - que na oportunidade assinou a portaria constituindo a comissão organizadora do JORI em Franca.
--- A Prefeitura dará todo suporte e estrutura para que a competição ocorra da melhor maneira possível. Queremos ter o maior número de esportistas em atividade na cidade. O esporte é uma das prioridades da Prefeitura --- explicou.
O evento contou ainda com a presença de vereadores e do delegado regional de esportes Mauro Coraucci. Representando a delegação do JORI de Franca, na modalidade dança de salão, estava Celso Crippa. “Estamos todos muito felizes em sediar o JORI em Franca. Com certeza, vamos representar muito bem a nossa cidade”, afirmou.
Para conseguir ser sede dos jogos, a presidente do Fundo Social de Franca, Cynthia Ferreira, esteve em São Paulo, na Secretaria de Esportes, participando de uma audiência com o secretário José Auricchio Junior, o coordenador de Esportes Mário Cesar Bartoluzo e seu assessor, Isaias Rossi.
O evento tem por objetivo promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas. Além de incentivar a superação, a competição saudável mantém a mente do idoso ativa.
O aposentado Nicola Costa, 80 anos, compartilha dessa opinião. Ele explica que desde criança é apaixonado por esportes, e falou que já jogou muito futebol e vôlei. Ele participa do JORI desde 1990, quando viajou para Jardinópolis e venceu a competição na modalidade damas. “Eu acho uma maravilha participar desse evento. Eu desligo do mundo quando estou jogando damas. É um enorme desenvolvimento para mente da gente. Vou fazer o impossível para representar e defender Franca”, diz Costa.
A professora aposentada Zuleica Domiciano, 80 anos, acompanhada por Mariah Domiciano, sua neta de 6 anos, explica que já conquistou ainda mais o respeito da criança. “Eu sempre pratiquei esportes. Nos Jogos Regionais comecei na modalidade coreografia, hoje estou na equipe do vôlei e sempre explico para minha neta, a importância de fazer uma atividade física”, contou.
Números
Os Jogos Regionais do Idoso desse ano terão a participação de cidades da região administrativa de Barretos, Ribeirão Preto e Franca, totalizando 62 municípios. Nos quatro dias do evento, os atletas disputarão as seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 2 mil participantes, entre eles técnicos e dirigentes.