Por CBTM
O Ministério do Esporte divulgou na última sexta-feira a primeira lista de atletas contemplados em 2013 com o Bolsa-Atleta, programa do governo federal que fornece ajuda financeira a esportistas. Nesta primeira etapa, 4.992 pessoas foram selecionadas. E, pela primeira vez, representantes de todas as unidades da federação fazem parte do grupo.
--- Pela primeira vez nós teremos atletas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Isso significa a nacionalização do programa. A nacionalização dos Jogos Olímpicos também é um objetivo do governo --- comentou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Neste primeiro momento, foram escolhidos os atletas que mereciam a bolsa com base nos resultados de 2011. Na próxima etapa serão avaliados os desempenhos esportivos de 2012. De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a lista apresentada foi a primeira dos cinco anúncios do programa Bolsa-Atleta em 2013.
A lista conta com atletas de esportes olímpicos e paralímpicos, contemplando 71% dos esportistas brasileiros que estiveram nos Jogos de Londres. O Ministério destinará R$ 72,2 milhões para beneficiar os atletas nas cinco categorias: Estudantil, de Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paraolímpica.
A relação publicada no Diário Oficial da União contempla os cearenses Thiago Monteiro, do tênis, e Thiago Monteiro, do tênis de mesa. Há também medalhistas olímpicos como Sarah Menezes, Artur Zanetti, Thiago Pereira, Felipe Kitadai, Yane Marques e os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão. Atletas de esportes coletivos também são agraciados, como Murilo, Jaqueline e Sheilla, do vôlei, e de Adrianinha, do basquete.