Por CBTM
Os Jogos Escolares do Paraná (JEP), que já foram Jogos Estudantis, Jogos Colegiais, completam 60 anos em 2013. No ano passado, tiveram sua maior edição com a participação de 61 mil pessoas, de 386 municípios nas fases regionais. A competição, destinada a adolescentes, estimula o desenvolvimento esportivo nas escolas paranaenses.
Os jogos são realizados pela Secretaria Estadual de Educação e organizados pela Secretaria Estadual do Esporte, com o apoio das prefeituras. O público são alunos das escolas públicas e privadas, separados em duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. São disputados em 15 modalidades: atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, futebol, ginástica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, além das modalidades para atletas de modalidades especiais.
--- Entender como são realizados os Jogos Escolares é um pouco complexo para quem não vive a experiência de ver o sorriso de um atleta, que é um aluno, um adolescente que sonha em ser um ídolo. As várias fases que são realizadas nos revelam histórias emocionantes --- resume o secretário do esporte Evandro Rogério Roman.
Os JEP começam nas aulas de educação física, em que cada professor identifica os melhores alunos nas suas modalidades e monta a seleção da sua escola. Alguns municípios realizam fases municipais para saber qual instituição vai representar a cidade, na fase regional. Nessa fase não há a participação do Governo do Estado, e a responsabilidade da realização é de cada Secretaria Municipal de Esporte.
CALENDÁRIO – Para 2013, o calendário dos Jogos Escolares do Paraná já está definido. A fase regional começa dia 26 de abril e se estende até o dia 25 de maio. A fase macrorregional acontece de 5 a 9 de junho. De 28 de junho a 6 de julho acontece a fase final da categoria B – 12 a 14 anos, e já existe a solicitação de sede para Guarapuava. A fase final da categoria A – 15 a 17 anos – tem data marcada para 9 a 17 de agosto, sem solicitação de sede ainda.